Caxias do Sul

Iluminação pública vai ganhar 50 mil pontos com lâmpadas de led, em Caxias do Sul

Edital de licitação da parceria público-privada foi lançado com investimento de R$ 125 milhões

Iluminação pública vai ganhar 50 mil pontos com lâmpadas de led, em Caxias do Sul
Foto por Samuel Maciel

Caxias do Sul vai ficar mais iluminada, mais segura e com economia para os cofres públicos. A prefeitura publicou nesta sexta-feira (31/3) o edital de licitação da parceria público-privada para um novo contrato de iluminação pública. O projeto contempla a implantação de luminárias de led nos cerca de 50 mil pontos existentes na cidade, além da valorização de parques, praças, monumentos e prédios públicos. O investimento será de R$ 125 milhões, em um prazo de 24 anos. O leilão para definir o parceiro do município será realizado dia 17 de maio, na Bolsa de Valores de São Paulo.

“É um momento histórico para Caxias do Sul. Será um contrato moderno e inovador, que conseguimos ofertar em parceria com BNDES e consultores por eles contratados. Além de uma cidade mais iluminada e mais segura para a população, vai trazer eficiência à gestão pública, com redução de mais de 50% da despesa do município em energia elétrica com um serviço de mais qualidade”, destaca o secretário de parcerias estratégicas, Maurício Batista da Silva.

O projeto foi iniciado em 2021 pelo Escritório de Parcerias. Em setembro de 2022, transformou-se em lei com a aprovação pela Câmara de Vereadores. A PPP da iluminação foi submetida a audiência pública, onde recebeu sugestões da população.

Situação atual

Os resultados dos estudos realizados demonstraram que a rede de Iluminação Pública de Caxias do Sul se caracteriza pela predominância de luminárias com tecnologias defasadas que geram um consumo de energia elétrica elevado e baixa eficiência luminosa.

Conforme Relatório de Diagnóstico Técnico da Rede de Iluminação Pública, elaborado pelo BNDES, de 49.264 pontos de iluminação pública analisados, 5,84% são em tecnologia LED. A modernização de todos os pontos deve ocorrer nos primeiros 15 meses de contrato. A poda da vegetação que afeta a iluminação pública ficará a cargo da empresa vencedora da licitação.