O Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves, reforça que o uso da máscara como prevenção à Covid-18 continua sendo obrigatório em todo o espaço interno da instituição. Isso inclui salas de aula, salas de trabalho, corredores, elevadores, salas de reuniões, laboratórios, bibliotecas e outros. No entanto, a necessidade de utilização desse equipamento de proteção em espaços abertos do campus (ao ar livre), é facultativa.
As aulas presencias da comunidade acadêmica iniciam na próxima semana. Na segunda-feira, dia 28 de março, os professores retornarão às atividades no campus. Já os estudantes serão recebidos na terça-feira, dia 29 de março. São esperados por volta de mil e seiscentos estudantes e cerca de 250 colaboradores.
O Diretor Geral do IFRS Campus Bento, Rodrigo Monteiro, explica que o uso da máscara nos ambientes internos segue obrigatório, seguindo as diretrizes do Instituto. “Estamos revisando nosso plano de contingência para monitoramento da Covid-19 e dentro disso atendemos as orientações gerais do Instituto de manter obrigatório o uso da máscara no espaço interno do campus. Como nós somos uma instituição de tecnologia e de ciência, estamos acompanhando os relatos dos infectologistas e tendo uma certa cautela e prudência. Nosso campus é um ambiente de aglomeração muito grande, onde transitam mais de duas mil pessoas, então estamos tendo esse cuidado”, explicou.
O IFRS reforça ainda a necessidade de manutenção das demais medidas de prevenção da Covid-19: estar com o esquema vacinal completo e em dia (incluindo as doses de reforço disponíveis conforme a idade ou situação de cada pessoa), higienizar as mãos com frequência, deixar ambientes com ventilação natural e manter os distanciamentos físicos possíveis entre as pessoas, evitando aglomerações.