Bento Gonçalves

IFRS Bento Gonçalves libera servidores para decidir adesão à greve nacional da categoria

Posicionamento da direção local do IFRS foi divulgado por meio de uma nota oficial. Calendário escolar não foi suspenso

IFRS Bento Gonçalves libera servidores para decidir adesão à greve nacional da categoria
Foto: IFRS Bento Gonçalves

A Direção-Geral do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), emitiu uma nota oficial, nesta terça-feira (16), sobre a greve dos servidores federais. De acordo com o documento, os docentes e técnicos-administrativos estão liberados para decidir se vão aderir ao movimento grevista.

A paralisação proposta pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (Sinasefe) desde o dia 3 de abril, teve início somente nesta segunda-feira (15), na cidade. Segundo a direção do IFRS, por enquanto, o Calendário Acadêmico não será suspenso.

“Neste sentido, os docentes que não aderirem a greve, manterão suas atividades letivas e os alunos terão aula nesses períodos“, afirma a nota.

Já o Comando de Greve definiu algumas atividades essenciais que serão mantidas durante o período de paralisação:

  • CAE: haverá atendimento apenas para demandas já em andamento pela Assistente Social e Psicologia, além do atendimento obrigatório no refeitório para estudantes do ensino médio integrado e aqueles com assistência estudantil. A nutricionista estará de plantão às terças e quintas de manhã.
  • Laboratórios: não terá atendimentos para aulas práticas, mas manterão a manutenção de experimentos em andamento.
  • Licitações e Contratos: terão acompanhamento e manutenção dos contratos continuados em horário a ser definido pelo setor.
  • Financeiro: manterá suas atividades, exceto a venda de tickets para o refeitório. Horário a ser definido pelo setor.
  • TI: manterá o link de internet do campus e a manutenção mínima dos sistemas de informática para serviços essenciais.
  • Setor Pedagógico: emitirá atestados para alunos que precisem apresentá-los em empresas.
  • COPPID: continuará atuando sem alterações.
  • NAPNE: manterá o funcionamento relacionado ao trabalho de terceirizados e servidores técnicos-administrativos, organizando-se em escala para atividades que não podem ser paralisadas.
  • Estação Experimental: continuará o tratamento dos animais e das plantas.

Sobre a greve

A greve deflagrada pelo Sinasefe reivindica a reestruturação das carreiras de técnicos-administrativos e docentes, reajuste dos auxílios e bolsas dos estudantes, além da recomposição salarial dos servidores e do orçamento das instituições federais de ensino. Os grevistas também solicitam a revogação de normas consideradas por eles prejudiciais à educação federal, promovidas pelos governos Temer (2016-2018) e Bolsonaro (2019-2022).

Mais informações sobre a greve podem ser obtidas aqui.

 

Confira a nota oficial da Direção-Geral do IFRS Campus Bento Gonçalves:

NOTA OFICIAL

Na quarta-feira, dia 03/04/2024, foi deflagrada greve por tempo indeterminado pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional – Sinasefe – BG que representa diferentes campi do IFRS, a qual teve início no dia de ontem, 15/04/2024. Reiteramos que, por enquanto, não existe a suspensão do Calendário Acadêmico, e será preservado o direito dos docentes e técnicos-administrativos aderirem ou não ao movimento, conforme previsto em lei. Neste sentido, os docentes que não aderirem a greve, manterão suas atividades letivas e os alunos terão aula nesses períodos.

Algumas atividades essenciais foram definidas pelo Comando de Greve, conforme Ofício Nº 01/2024 CGL – Campus Bento Gonçalves.

Pauline Fagundes Rosales
Diretora-Geral Substituta
IFRS – Campus Bento Gonçalves