Bento Gonçalves

Idosos estão descontentes com distribuição de vagas rotativas em Bento

Idosos estão descontentes com distribuição de vagas rotativas em Bento

O estacionamento rotativo de Bento Gonçalves passou por algumas alterações no início deste ano para as vagas dos idosos. As vagas destinadas a eles recebeu isenção de pagamento pela primeira hora do estacionamento. Contudo estes encontram dificuldades na hora de encontrar vagas.

Segundo informações, do Gerente Operacional do Rek Parking da região serra, Gilson de Lara Silva, que nos fala sobre o número geral de vagas disponíveis ” … Hoje nos reunimos com entidades locais de Bento Gonçalves para validar o novo mapa de vagas do município, contamos hoje com 732 vagas, sendo 27 de idosos e 21 de portadores de necessidade especial” diz. Ele ainda informou que a adequação deve iniciar nas próximas semanas.

Apesar da rotatividade muitos idosos têm tido dificuldades com relação a encontrar vagas disponíveis devido a questão da dificuldade de deslocamento, como por exemplo: Caminhar até algum estabelecimento comercial ou banco. Acabam fazendo uso de estacionamento privativo onde alguns locais cobram R$ 3 por 15 min, enquanto o estacionamento rotativo pelo mesmo tempo cobra R$0,50 no centro.

Os idosos devem ser cadastrados e possuir uma carteira que conste a placa de seu veículo para que os agentes de trânsito e servidores da Zona Azul possam identificar como propriedade do idoso. Segundo o diário oficial do município, a primeira hora de estacionamento não é cobrada dentro da vaga destinada ao idoso, a partir da segunda hora, o pagamento deve ser realizado.

Mas existe a limitação do tempo em que é possível a utilização da vaga rotativa. O idoso devidamente identificado possuía isenção na primeira hora, em quaisquer vagas, tanto nas vagas destinadas, quanto nas vagas comuns, contudo com a nova lei instituída, nº 6.477, de 6 de março de 2019, que altera e acresce dispositivos na Lei Municipal 4.722/2009, segundo o art 2º “Estando ocupadas as vagas de estacionamento destinado aos idosos, o veículo cadastrado poderá estacionar nos locais de estacionamento utilizados pelos demais usuários da via pública, não estando isento do pagamento da tarifa para área azul”, ou seja, o pagamento deve ser integral, quando o idoso ocupar outra vaga, que não seja a destinada para idosos.