Comportamento

Identificados dez proprietários com descarte ilegal de esgoto em Caxias do Sul

Equipes do Samae vistoriaram 66 imóveis no Loteamento Reolon

Identificados dez proprietários com descarte ilegal de esgoto
Foto: Samae / Divulgação

Equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) fiscalizaram, na quarta-feira (14), ligações de esgoto nas ruas Carlos Lamp e Guiomar das Neves, no Reolon, em Caxias do Sul. O serviço consiste em encontrar descarte de água da chuva na rede do tipo separador absoluto ou a falta da caixa de gordura, obrigatória em todas as pias de cozinha. Foram vistoriados 66 imóveis, dos quais dez apresentaram alguma irregularidade. Os proprietários serão comunicados pelo Samae e terão que providenciar a adequação de esgoto nos imóveis.

A vistoria é feita pela equipe da gerência de redes de esgoto, que faz uso de um equipamento chamado termonebulizador. Nele, é colocado óleo mineral que se transforma em uma densa neblina que percorre a tubulação que fica no subsolo das ruas, calçadas e residências. A fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal, gerado por sanitários, pias de cozinhas e banheiros, tanques, lavanderias e chuveiros, dentre outras, ajuda a equipe a encontrar as irregularidades na tubulação. Ou seja, se a fumaça é vista saindo pelas calhas ou bueiros, é sinal de que existe alguma ligação clandestina no local.

A próxima vistoria deve ocorrer no dia 22 de setembro nas ruas Benvenuto Toss e Atílio Visoná, Bairro São Luiz, e na Rua José Rodrigues Aguiar, Bairro Século XX. Em caso de dúvidas a população pode ligar para o telefone 115, plantão 24 horas.

*Fonte: Prefeitura