Cidades

Safra de uva é de 750 mil toneladas e bate recorde em 2017

Governador do estado, José Ivo Sartori recebeu os números recordes da safra de 2017 do setor apresentados pela IBRAVIN. Foto: Fabiano Brasil/Grupo RSCOM
Governador do estado, José Ivo Sartori recebeu os números recordes da safra de 2017 do setor apresentados pela IBRAVIN. Foto: Fabiano Brasil/Grupo RSCOM

 

Governador do estado, José Ivo Sartori recebeu os números recordes da safra de 2017 do setor apresentados pelo Ibravin (Foto: Fabiano Brasil)

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) apresentou os números da safra de uva em 2017, e o resultado é recorde. Em 2017, mais de 750 milhões de quilos de uva foram colhidos e serão utilizados para a elaboração de sucos, vinhos e derivados. Os números da safra histórica superaram a expectativa e correspondem a um aumento de 150% em relação a 2016, quando houve quebra de 57% em comparação com o ano anterior.

Os números foram apresentados para o governador do estado, José Ivo Sartori e ao secretário da agricultura, Ernani Polo, pelo presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, no Palácio Piratini, na tarde desta quarta-feira, dia 31.

O governador saudou os resultados de “um setor que contribui de forma considerável para o desenvolvimento estadual” com tecnologias e qualidade de produção, apesar dos tempos de crise, e parabenizou os empresários do ramo que estavam presentes no evento pelo desempenho mesmo em um período de recessão econômica.

“São números relevantes, que estimulam nosso trabalho para que o RS seja moderno, sustentável, parceiro e eficiente”, afirmou. 

O Rio Grande do Sul é responsável por cerca 90% da produção de uvas destinadas ao processamento de vinhos, espumantes e sucos e também por 90% da elaboração de produtos vinícolas no Brasil, e conta com 675 vinícolas formalizadas, que cultivam 138 variedades de uva, entre viníferas (destinadas à produção de vinhos finos e espumantes) e uvas americanas e híbridas (reservadas à elaboração de vinhos de mesa e sucos).

“A safra de uvas colhidas e processadas para elaboração de sucos, vinhos e outros derivados caracteriza a maior da história vitivinícola do Estado”, acrescentou o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo.