Ao final do penúltimo mês de coleta do Censo Agropecuário 2017, o IBGE já recenseou 755 estabelecimentos agropecuários no município de Bento Gonçalves. O Instituto trabalha para concluir a coleta até o próximo dia 28 de fevereiro. Em 2006, haviam 1673 estabelecimentos agropecuários no município, que na época incluía também a área do município de Pinto Bandeira.
Até o dia 29 de janeiro, 87,9% da Lista Prévia do Censo Agropecuário 2017 já havia sido trabalhada pelos recenseadores do IBGE na região da Agência de Bento Gonçalves, composta por nove municípios. Em Bento Gonçalves, 70,2% da Lista Prévia já foi trabalhada. A Lista Prévia é formada por endereços georreferenciados do Censo Agropecuário de 2006 e do Censo Demográfico de 2010. Os endereços da lista são confirmados ou excluídos pelos recenseadores e novos endereços podem ser incluídos.
Luís Eduardo Puchalski, coordenador operacional do Censo Agropecuário no Estado, ressalta que estabelecimento agropecuário não é um sinônimo de propriedade rural: “é possível que se tenha mais de um estabelecimento agropecuário numa mesma propriedade rural ou se tenha um estabelecimento agropecuário cuja exploração ocorra integralmente em terras de terceiros, arrendadas, por exemplo”, explica.