A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa recebeu representantes do IBGE, nesta quarta-feira (8), para apresentação da Pesquisa Especial sobre as enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul. O superintendente estadual do IBGE em exercício, Luís Eduardo Azevedo Puchalski, e a chefe de disseminação de informações, Krishna Chiminazzo Predebon, detalharam a iniciativa ao colegiado presidido pelo deputado Gustavo Vitorino (Republicanos).
Puchalski destacou o papel da Assembleia na divulgação da pesquisa, pois os dados coletados vão identificar as necessidades das populações atingidas. Essas informações servirão de subsídio para a criação de políticas públicas direcionadas às comunidades afetadas.
A pesquisa experimental será realizada via ligação telefônica a partir do Rio de Janeiro, avaliando a percepção das pessoas sobre as enchentes e os serviços danificados. O cronograma estabelece a cobertura de 133 municípios gaúchos, divididos em sete regiões, com coleta de dados indo até 19 de dezembro.
Foi feito um apelo para que a Assembleia ajude a divulgar a pesquisa, incentivando a população a atender ligações do número (21) 2142.0123 e fornecer as respostas solicitadas. Krishna Predebon reforçou a importância dessa colaboração para o sucesso do levantamento.