Tecnologia

I Webinar Circuito de Energia realiza live com o advogado Frederico Carbonera Boschin como palestrante

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No atual cenário de inovações e transformações tecnológicas, a energia solar fotovoltaica é reconhecida, no Brasil e no mundo, como fonte catalizadora de desenvolvimento econômico, social e ambiental. Em constante crescimento, o setor investimentos, além de contribuir à redução de custos, provenientes dos reajustes de valores da energia elétrica.

Para expor sua percepção sobre o aumento na implantação de energia solar, as oportunidades que englobam o setor e o impacto causado na economia em virtude da pandemia de COVID-19, o advogado especialista no setor elétrico Frederico Carbonera Boschin palestrará no I Webinar Circuito de Energia, com o tema “O mercado de energia no ano de 2020”.

O encontro será virtual e contará com mediação do professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Tiago Cassol Severo. O evento acontecerá no dia 27 de agosto, às 11h, com transmissão ao vivo no YouTube – canal EaD UCS. 

Durante o evento, Boschin aprofundará as oportunidades de negócios a curto, médio e longo prazo e como a Geração Distribuída e o Mercado Livre de energia podem ser usados como ferramentas para a redução de gastos. “Para o consumidor que está inserido no mercado cativo de energia, o autoconsumo de energia solar, tanto remoto quanto na carga, é uma ótima possibilidade de investimento. Quando a energia solar é gerada no mesmo ponto de consumo ou horário, é possível ter uma maior rentabilidade. Já quem está ativo no Mercado Livre, uma boa aplicação da energia solar é a autoprodução de energia por meio da Alocação de Geração Própria (AGP) ”, ressalta Boschin.  Além disso, o advogado abordará pontos sobre o projeto do marco legal para o setor solar no país e as questões jurídicas que englobam a cadeia do setor elétrico, ainda sob efeito da pandemia.

O I Webinar Circuito de Energia é um evento preparatório para o II Fórum de Energia Solar e I Simpósio de Veículos Elétricos e Híbridos. A realização é do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), SEBRAE, Instituto SENAI de Tecnologia e Sicredi.