Bento Gonçalves

I seminário regional de agroindústria familiar reúne 200 pessoas em Bento

I seminário regional de agroindústria familiar reúne 200 pessoas em Bento

Cerca de 200 pessoas participaram do I Seminário Regional de Agroindústria Familiar na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves que reuniu diversos representantes dos municípios do Estado, apresentou um ciclo de palestras que consistiu em uma troca de conhecimentos, de questões técnicas e divulgação dos programas desenvolvidos pelo município voltados aos pequenos agricultores como o Programa Estadual de Agroindústria Familiar, o Projeto Piloto de Registro do Vinho Colonial e o Selo Sabor de Bento.

Evento contou com um ciclo de palestras que consistiu em uma troca de conhecimentos – Fotos: Laura Kirchhof/especial

O encontro contou com uma “mesa redonda”, onde os profissionais da Secretaria de Agricultura, Vigilância Sanitária e Emater apresentaram um case da atuação e do trabalho em conjunto dos programas de agroindústria familiar estadual e municipal. Em seguida, três representantes das agroindústrias de Bento deram seu depoimento sobre o tema. Além disso, integrando a programação, a Rua Coberta recebeu uma Exposição de Máquinas e Equipamentos para o setor, a fim de aproximar os agricultores dos fornecedores.

Segundo dados da Emater, na região de Caxias do Sul, composta por 49 municípios, existem 166 agroindústrias legalizadas e aptas a comercializar seus produtos no mercado. Em seu pronunciamento a gerente regional de Caxias do Sul, Sandra Dalmina enfatizou: “o maior diferencial das nossas agroindústrias é que elas possuem além do Selo Sabor Gaúcho, o Selo Sabor de Bento, que faz com que o Município tenha o maior número de agroindústrias da região. Hoje já são 32 inclusas no Programa Estadual da Agroindústria Familiar, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, na qual a Emater é a executora. Isso faz com que hoje estejamos aqui promovendo este Seminário Regional”.

Para o prefeito Guilherme Pasin, o Seminário “é um momento importante de troca de experiências e para demonstrar e valorizar o trabalho destes agricultores. Trabalhadores estes responsáveis pelo desenvolvimento do nosso interior. Que todos vocês que se propuseram estar neste dia em Bento Gonçalves buscando novos conhecimentos, agreguem esse aprendizado ao que já é realizado e saiam daqui mais fortes, saiam daqui para mostrar que a profissionalização do meio rural é o único caminho para o desenvolvimento”.

Representando os parceiros do evento, o chefe adjunto de Transferência da Embrapa Uva e Vinho, coordenador do Comitê de Gestor do Portfólio Alimentos Seguros, Alexandre Hoffmann salientou a importância do evento “acreditamos na força da agroindústria familiar, mas acima de tudo, acreditamos que a agroindústria familiar somente se tornará competitiva e capaz de ofertar produtos de plena qualidade no momento em que ela agregar tecnologia. Aqui em Bento, o trabalho que a EMATER tem feito juntamente com a Secretaria de Agricultura e em conjunto com outras instituições, é um estimulo para que outras regiões possam fazer o mesmo. A Embrapa por trabalhar com tecnologia não poderia deixar de contribuir com esse tipo de esforço”.

Estiveram presentes, o secretário de Agricultura, João Carlos da Silva, Secretários Municipais e adjuntos e demais autoridades.  O I Seminário Regional de Agroindústria Familiar conta com o apoio do Governo Estadual e Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRGS), Sindicato de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH), Sicredi, Fundação Casa das Artes e das secretarias Municipais de Turismo, Meio Ambiente e Cultura.