O “Hub de Inovação Regional”, construído pelo Centro de Inovação de Bento Gonçalves (Inova Bento), em colaboração com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e contando com recurso recebido pela mobilização da comunidade na Consulta Popular 2023/2024 foi apresentado á comunidade na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira.
Coube ao vice-presidente do Inova Bento, Vicente Tomasi, ocupar a tribuna na Sessão Ordinária de 13 de outubro, para apresentar o novo projeto da instituição:
“Hub de Inovação Regional” Segundo o relato do empresário, a entidade foi criada em 2023, e o seu objetivo.
“Ser uma instituição de tecnologia, ciência e inovação. O objetivo é fomentar a inovação e a tecnologia no município, ajudando todas as entidades, que podem ser sem fins lucrativos, empresas. E, para que isso ocorra, a gente precisa ter a união de quatro hélices: setor público, setor privado, as academias e a sociedade civil. Se nós não tivermos um alinhamento de todas essas entidades, é difícil que isso aconteça”,
reforçou
.
Na definição de Tomasi a inovação é um processo lento e que precisa de investimento financeiro e de tempo.
“Se nós investirmos em inovação e tecnologia, que muitas vezes é uma propriedade intelectual das pessoas que têm conhecimento, a gente tem como desenvolver muito. Só que isso é uma coisa que talvez a gente veja o resultado muito pequenininho até o fim do mandato de vocês [vereadores]. É uma coisa que a gente tem que plantar e ter um resultado a longo prazo.”
O “Hub de Inovação Regional” pretende disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo na região ao longo dos próximos dois anos, envolvendo atividades com estudantes do ensino médio em oito municípios da microrregião de Bento Gonçalves. A ideia é ativar e conectar o ecossistema de inovação para fomentar a criação e o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica. A UCS entra como executora do projeto, pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS demandar a atuação de uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) com reconhecida expertise em inovação.
Para Tomasi, é necessário unir forças.
,
“A gente não faz o desenvolvimento e não consegue trabalhar com a inovação sem acreditar antes. Porque a gente precisa, muitas vezes, botar, investir, colocar dinheiro para acontecer […]. A gente já tem uma grande vantagem, que é o fato de a nossa cidade ser bem empreendedora, então a gente tem pessoas com bastante capacidade. A gente precisa se unir para fomentar isso. Às vezes, as pessoas acham que é recurso que a gente quer da Prefeitura, mas não. Às vezes é só um apoio, só uma lei, alguma coisa que facilite o trabalho dessas empresas que estão em desenvolvimento”
afirmou.
Fabiano Larentis, sub-reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Campus Vinhedos, também ocupou a tribuna e explicou como o projeto funcionará, sendo realizado na instituição de ensino e abrangendo as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Veranópolis, Nova Prata e Guaporé.
“Ele vai envolver três fases: sensibilização, mobilização e aplicação”,
disse.
“Na primeira fase de ‘sensibilização’, a gente vai envolver especialmente os estudantes do ensino médio, onde vamos trabalhar com oficinas focadas em criatividade e desenvolvimento de novos negócios. A segunda fase vai ser a fase de ‘mobilização’, em que a gente vai gerar a formação de multiplicadores, especialmente professores, não só do ensino médio, mas de qualquer nível, para poder plantar as sementes”,
pontuou.
Sobre a última fase, “aplicação”, Larentis destacou que será um grande evento de inovação regional, a partir de um fórum de inovação.
Nós vamos ter, então, a aplicação, que é colocar a mão na massa. Ideias que podem ser testadas e que podem ser configuradas para gerar novos negócios. A gente sabe que o empreendedorismo é muito forte aqui na cidade. Nós queremos aproveitar isso, mas também colocar a inovação como um elemento que é fundamental para o desenvolvimento econômico e social.
Por fim, Tomasi destacou que a equipe do Inova Bento é composta por voluntários, pessoas dispostas a ajudar no desenvolvimento da região.
Mais informações sobre o Inova Bento e o projeto “Hub de Inovação Regional” podem ser conferidas no site: https://www.instagram.com/inova.bento/