Caxias do Sul

Hospital Virvi Ramos realiza a 14ª transfusão de plasma convalescente

Transfusão foi feita no domingo

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Na tentativa de recuperar pacientes em estado grave da Covid-19, em parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), a equipe médica do Hospital Virvi Ramos realizou na tarde deste domingo (12), a 14ª transfusão de plasma convalescente.

O paciente é um homem de 31 anos, natural de Caxias do Sul. Ele internou no Hospital Virvi Ramos na sexta-feira (10) e foi transferido para a UTI no domingo, quando recebeu o plasma. Ele não possui histórico de doenças e respira sem ajuda de ventilação mecânica.

Ele recebeu duas bolsas de plasma, de 198ml e 200ml. O procedimento durou 13 minutos e foi concluído sem intercorrências. O plasma foi coletado pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) no dia 02 de julho. O doador é o médico urologista e cirurgião geral Márcio Araldi, 36 anos, natural de Caxias do Sul, que está recuperado da doença desde o início de junho.

Araldi reforça a importância da doação de plasma daqueles que já se recuperaram da doença na tentativa de salvar pacientes em estado grave: “Em meados de maio fui acometido com a doença. Cheguei a internar em hospital, mas não necessitei de terapia intensiva. Felizmente tive uma rápida evolução. Quero reforçar que a doação de plasma não prejudica nossa saúde. É um processo bastante rápido e praticamente sem efeitos colaterais. Além disso, é um gesto de amor e carinho com aqueles pacientes em estado grave.”

Desde a primeira transfusão, ocorrida em 26 de maio, todos os pacientes diagnosticados com a Covid-19 que necessitaram de Terapia Intensiva no Hospital Virvi Ramos receberam plasma, sempre com consentimento de familiares. Dois já tiveram alta e estão em casa, três faleceram e outros nove seguem recuperação internados.

Até o momento, o Hemocs já recebeu mais de 60 candidatos, de cidades como Porto Alegre, São José do Herval, Caxias do Sul e Garibaldi. Alguns foram excluídos por não serem considerados aptos para o procedimento.

Neste momento, as pessoas que podem doar são homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que foram infectados pelo coronavírus, tiveram Covid-19 confirmada por meio do teste PCR, estão há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas da doença e não apresentam outras doenças infecciosas.

O Hemocs faz triagem e coleta dos interessados e as destina aos hospitais que tiverem protocolo de estudo para uso. Em Caxias do Sul, apenas o Virvi Ramos está habilitado até o momento, inclusive com projeto aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.