Ocorreu na noite desta quinta-feira (26) a inauguração oficial da ampliação da Unidade de Tratamento Intensivo Adulta (UTI) do Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS em Caxias do Sul. Com 20 novos leitos, a unidade se transforma em uma das maiores UTIs da região e se destaca pelo conceito de referência em tecnologia e atendimento humanizado.
O novo espaço, com 850m², é resultado de um investimento de cerca de R$ 9,7 milhões, e que apresenta um conceito diferenciado para tratamentos intensivos, aliando a mais alta tecnologia para o conforto, humanização e segurança nos tratamentos mais complexos. Ao todo, serão entregues para os clientes da cooperativa médica, novos 20 leitos de UTI Adulta, que somados aos atuais já existentes, faz com que a instituição passe a operar com 40 leitos definitivos.
O presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. Ronaldo Mattia, destaca a importância dos novos leitos para a comunidade caxiense.
“E com esses 20 leitos hoje entregues, nós temos 40 leitos disponíveis dentro do complexo hospitalar. Isso é muito importante. É importante salientar que sao leitos amplos, equipados com o que nós temos de ponta tecnologia. Tudo isso para levar aquele paciente que precisa de cuidados intensivos a maior qualidade e a mais rápida recuperação. É um trabalho e uma maneira mais humanizada de atendermos os nossos beneficiários sempre. Não podemos esquecer que, além da área física, nós precisamos e contamos também com um grupo de profissionais intensivistas, com uma equipe multidisciplinar de todas as esferas, do enfermeiro, do técnico, do fisioterapeuta, da nutricionista, do fonoaudiólogo. Enfim, são todas as especialidades na busca de uma recuperação mais rápida em retorno aos familiares desse paciente “.
Mais conforto e cobertura no atendimento
A expansão surge da importância de ampliação e constante modernização desta estrutura, trazendo ainda maior segurança e conforto aos pacientes que necessitem da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Complexo Hospitalar Unimed.
Todo o projeto desta nova unidade baseia-se nos mais modernos e atuais conceitos de tratamento intensivo: os novos leitos serão os primeiros de Caxias do Sul a oferecer novas tecnologias como as estativas, estruturas móveis para sustentação dos equipamentos de monitoração, que permitem maior mobilidade do leito, favorecendo o maior conforto ao paciente.
Também com este objetivo, a unidade conta com diversos outros equipamentos e estruturas especiais, como guinchos e poltronas especiais, importantes para mobilização precoce, terapia que traz inúmeros benefícios físicos, psicológicos aos pacientes, evitando os riscos da hospitalização prolongada. Como destaques, outros diferenciais, essenciais na maior humanização ao atendimento, foram também contemplados no projeto como a iluminação indireta nos leitos, a música ambiente e as janelas amplas com luz natural, para que o paciente reconheça os períodos do dia e da noite, auxiliando no seu acolhimento.
Espaço para visitas
A nova UTI também oferecerá leitos com espaço físico adequado para acolhimento durante a visita ampliada, bem como um Solarium, espaço exclusivo para que o paciente possa tomar sol e receber visita de familiares e, inclusive, de seus pets, quando indicado, promovendo assim a sua sociabilização.
Características diferenciadas da nova Unidade:
- Leitos individuais e tecnologia de última geração em equipamentos e estrutura diferenciada para o conforto e segurança do paciente;
- Estativas (estruturas móveis para sustentação dos equipamentos de monitoração), no modelo Ambia – marca Dräger, compostas por duas colunas e dois braços biarticulados, em configuração única no país. Esta tecnologia permite a inversão do leito em 180 graus, oferecendo máxima flexibilidade ao ambiente clínico, auxiliando nos fluxos de trabalho hospitalares e aumentando o bem-estar da equipe e dos pacientes;
- Espaço amplo com luminosidade natural;
- Solarium, para os pacientes, quando possível, poderem permanecer alguns momentos ao ar livre e ao sol;
- Opção de pressão positiva ou negativa nos leitos, importante no controle da infecção nos pacientes;
- Ambiente humanizado, com espaço para absorver familiar, caso necessário, como no caso de adolescentes.
Evolução da modernização da estrutura:
Como uma segunda etapa ao processo de estruturação da Unidade de Tratamento Intensivo está prevista a equiparação do conceito para os atuais leitos em operação.