Bento Gonçalves

Hospital Tacchini realiza simpósio de tumores de intestino

Projeto poderá ser ampliado(Fotos: Dariano Moraes)
Projeto poderá ser ampliado(Fotos: Dariano Moraes)
Projeto poderá ser ampliado(Fotos: Dariano Moraes)

O simpósio é mais uma ação do setor de oncologia do Hospital Tacchini na detecção precoce de tumores de intestino, cujo tempo de aparecimento das lesões e o surgimento do câncer, é em torno de 5 e 15 anos. O evento acontece nesta quarta-feira, 20, no hotel Villa Michelon em Bento Gonçalves.

Durante a ExpoBento um intestino gigante foi instalado na feira e as pessoas puderam caminhar por dentro do protótipo do órgão recebendo orientações e cadastrando-se para fazer testes de detecção e rastreamento da doença.

A Biomédica Phd Juliana Giacomazzi, gerente do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) afirma que o simpósio é voltado ao público clínico científico da região, mostrando dados do trabalho realizado na feira e elencando os projetos de responsabilidade social do instituto Tacchini.

“Desde 2005 se observa que 60% dos casos tem diagnóstico avançado da doença. Nós queremos nos antecipar a este estágio. Para isso, é preciso que as pessoas se conscientizem da importância da prevenção.”

 

Evento teve participação regional

Na programação do simpósio foi explanado sobre a estrutura da UNACON/Instituto do Câncer do Hospital Tacchini com o médico oncologista Fernando Mariano.

O médico oncologista Gabriel Prolla situou sua palestra sobre a atualização em diagnóstico e tratamento de tumores de intestino. Segundo ele a qualidade na alimentação e a uma vida menos sedentária contribuem para que as pessoas não desenvolvam a doença.