
Nesta sexta-feira (12), o Hospital São Pedro deu mais um passo no seu caminho de modernização tecnológica e humanização, realizando o primeiro Ecocardiograma com Estresse Farmacológico. O exame é um ultrasson associado ao uso de medicação que possibilita visualizar a contração do coração em repouso e na frequência cardíaca máxima atingida pelo paciente.
O exame foi realizado em paciente residente em Garibaldi, pelo Sistema Único de Saúde, e é mais uma opção oferecida à comunidade. A equipe que realizou o procedimento inédito é comandada pelo médico cardiologista Dr. Eduardo Dal Magro Marcon e Enfemeira Adriane Fachi.
Sobre o exame
O exame é realizado com o paciente deitado na posição lateral esquerda, monitorado por eletrocardiograma e aparelho de aferir pressão arterial, além de acesso venoso periférico, por onde são infundidas as medicações.
Principais indicações
As principais indicações são avaliação de isquemia miocárdica em pacientes com suspeita de doença coronária ou com coronariopatia já documentada e também como avaliação de viabilidade miocárdica em pacientes de miocardiopatia isquêmica.