Comportamento

Hospital São Pedro de Garibaldi realiza cirurgia vascular de alta complexidade de forma inédita

A cirurgia visa prevenir o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Hospital São Pedro de Garibaldi realiza cirurgia vascular de alta complexidade de forma inédita

O Hospital São Pedro realizou, nesta quinta-feira (23), uma cirurgia vascular de alta complexidade de forma inédita. Trata-se da endarterectomia de carótida, procedimento indicado quando há obstrução grave do fluxo sanguíneo para o cérebro em virtude de uma placa de gordura e/ou cálcio. A cirurgia visa prevenir o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Leia também:
Garibaldi segue com aplicação das vacinas Covid-19 Bivalente

A endarterectomia de carótida é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção da placa de aterosclerose que está bloqueando a artéria, restaurando assim o fluxo sanguíneo. As artérias carótidas levam sangue ao cérebro, ficam localizadas no pescoço e estendem-se desde a aorta até a base do crânio.

As paredes das artérias normalmente são lisas e elásticas. Com o passar dos anos, elas sofrem um processo de endurecimento e reação inflamatória crônica (aterosclerose). A placa que se forma na aterosclerose é composta de substâncias como colesterol, cálcio e tecido fibroso, que vão se acumulando nas paredes das artérias. Quanto mais placa se acumula nas artérias, mais endurecidos ficam os vasos e mais prejudicado fica o fluxo sanguíneo.

A doença arterial carotídea, ou acúmulo de placa nas artérias carótidas, reduz o fluxo sanguíneo nas artérias carótidas e pode causar acidentes vasculares cerebrais (AVC), também conhecidos como derrames ou isquemia cerebral. Em casos mais graves, depósitos de placa se desprendem e chegam ao cérebro através do fluxo sanguíneo, podendo causar danos irreversíveis e até a morte, dependendo do tamanho da área afetada. Em casos menos graves, pode ocorrer um ataque isquêmico transitório, condição que funciona como um alerta para a ocorrência de um derrame em um futuro próximo.

A cirurgia de alta complexidade só foi possível graças ao suporte da UTI Geral, que no próximo dia 01 de março completará 1 ano de funcionamento. O procedimento foi realizado pelo médico cirurgião Dr. Marcelo Alessandretti, cirurgião auxiliar, Dr. Rogério Biancon, anestesista, Dr. Lucas Walter, as técnicas de enfermagem, Rosane Delai e Simone Grolli, a enfermeira Raqueli Borsoi e a staff do material, Silvia Erthal Benini.

Fotos: Hospital São Pedro de Garibaldi