O Hospital Beneficente São Carlos (HBSC), de Farroupilha, completa 89 anos nesta sexta-feira, dia 17 de fevereiro. Para marcar a data, a instituição lançou a campanha “Presenteie o Hospital”. Durante o próximo mês, a comunidade poderá trazer presentes e deixá-los na recepção, em uma caixa preparada especialmente para a data. São recebidos, ainda, valores em dinheiro, via PIX. Na caixa, podem ser entregues alimentos não perecíveis, livros para adultos e jogos.
O Hospital São Carlos foi fundado em 17 de fevereiro de 1934 e o registro de Entidade Filantrópica foi obtido em novembro de 1995. São mais de 5 mil metros quadrados dedicados à saúde em diversas áreas, contando com ambulatório com salas de procedimentos e consultórios para pronto-atendimento e emergência 24 horas. O HBSC possui 130 leitos para internação, 20 leitos de UTI adulto, centro cirúrgico, centro obstétrico e leitos para a saúde mental. A instituição é referência em traumato-ortopedia para 34 municípios gaúchos, área que abrange mais de 500 mil pessoas.
Conforme a superintendente da instituição, Janete Toigo, a intenção é fazer a comunidade participar da celebração da data e gerar arrecadações importantes para o hospital. “O São Carlos é a concretização de que a nossa comunidade cuida dos seus. Nestes quase 90 anos, diferentes equipes lutaram pela promoção da saúde. O beneficiado com as campanhas é sempre o paciente; é para ele que trabalhamos. Valorizar o hospital é
valorizar o sentimento de pertença à região e ter a consciência de que todos podemos usufruir deste serviço em algum momento da vida, seja para si ou para alguém querido”, reforça.
As arrecadações serão destinadas para diferentes setores. Os alimentos, com prazo de validade adequado, serão utilizados na produção diária do hospital, que envolve seis refeições por paciente, além dos acompanhantes e do time de funcionários, que atua 24 horas. Os itens mais necessários são leite, arroz, feijão, óleo, açúcar, farinha de trigo, café, massa, entre outros. Produtos perecíveis, como frutas, verduras e legumes, também podem ser doados, em bom estado. Todos os alimentos são avaliados pela equipe de nutrição. Para a ala de internação materno-infantil, são aceitos lápis para colorir, canetinhas e revistas com desenhos. Já a unidade de saúde mental pode receber livros para o público adulto, de ficção e não-ficção, revistas, além de jogos e outros passatempos. Todas as doações são avaliadas pela equipe multidisciplinar de cada área antes de serem disponibilizadas aos pacientes.
A caixa de doações da ação alusiva ao aniversário do Hospital São Carlos ficará na recepção da entidade até o dia 17 de março, completando um mês. De qualquer forma, a instituição recebe donativos durante todos os meses do ano, 24 horas por dia.