O Hospital Beneficente São Carlos (HBSC), de Farroupilha, completa 90 anos neste sábado, dia 17 de fevereiro.
Fundada no ano de 1934, a instituição obteve registro como entidade filantrópica em novembro de 1995. Atualmente possui de 5 mil metros quadrados, contando com 130 leitos para internação, 20 leitos de UTI adulto, centro cirúrgico, centro obstétrico e leitos para a saúde mental, ambulatório, salas de procedimentos e consultórios para pronto-atendimento e emergência 24 horas.
Segundo a superintendente do hospital, Janete Toigo a instituição passa por um momento único:
“Ele (momento) é de muito crescimento, não de estrutura física, mas de complexidade dos atendimentos, dos procedimentos, que o hospital vem tendo. Saímos de 2017 de um quase fechamento, uma situação pré-falimentar, para hoje conquistar prêmios. O endividamento caiu para menos da metade “, explica sobre a retomada da instituição.
Entre as melhorias dos últimos anos, destaque para a ampliação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 10 leitos, para duas, totalizando 20 leitos. Posteriormente, essas instalações receberam selos de UTI Eficiente. O São Carlos também é referência nos atendimentos de alta complexidade em traumato-ortopedia para 34 municípios, abrangendo 500 mil pessoas, e nos serviços de média complexidade e cirurgias eletivas para 12 cidades da região.
O próximo investimento da instituição será na parte tecnológica de sistematização e no novo acesso da unidade, a partir de um montante de R$ 2 milhões repassados por meio de emenda parlamentar pela deputada federal Denise Pessôa (PT).
“O hospital está crescendo, se modernizando, se equipando, mas sempre com os pés no chão. Temos que dar o passo conforme as nossas necessidades, porque é uma instituição cujas demandas são ilimitadas e os recursos limitados”, enfatiza Janete.
Para os próximos 10 anos, quando será completado o centenário, a superintendente ressalta que as ações estarão voltadas a dar vida longa ao São Carlos, visando credibilidade, sustentabilidade e desenvolvimento contínuo.
“A gente quer deixar uma experiência positiva, para que nosso paciente consiga lembrar que, se precisar retornar para buscar sua saúde, que assim o tenha. Agradecemos todos os públicos que nos ajudaram, fizeram chegar onde chegamos, à comunidade, empresários, a todas as forças vivas, funcionários, todos que ajudaram o hospital a chegar onde chegou”, complementa.