Caxias do Sul

Hospital Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria também receberá plasma convalescente do Hemocs, de Caxias

Foto: Andréia Copini / Divulgação
Foto: Andréia Copini / Divulgação

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passou a fornecer plasma convalescente, para uso compassivo, ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira, de Vacaria.

A terapia também passou a ser utilizada como uma alternativa de tratamento para a Covid-19, por meio do plasma coletado de pessoas que testaram positivo para a doença e já estão recuperadas. A primeira transfusão do Hospital é em uma mulher de 69 anos, que recebeu 200 ml de plasma coletado por meio de sangue total de um caxiense de 49 anos.

Esse é o quinto hospital que passou a transfundir o plasma na tentativa de auxiliar na recuperação de pacientes com o vírus. Além dele, o Hemocs fornece para o Hospital Virvi Ramos, Hospital Tacchini (Bento Gonçalves) Hospital Schlatter (Feliz) e Hospital de Clínicas (Passo Fundo). Até o momento, o Hemocentro já recebeu 78 pedidos de transfusões, sendo 52 do Virvi, 18 do Tacchini, 6 do Schlatter, um de Clínicas e um de N.S. da Oliveira.

As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 9929-7491. O Hemocs atende de segunda a quarta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio dia. Quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, também sem fechar ao meio dia e, aos sábados, das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.

Plasma por doação de sangue convencional
Para doação de plasma por meio do chamado sangue total, é necessário seguir as mesmas diretrizes da doação normal, isto é: ser homem ou mulher entre 16 e 69, 11 meses e 29 dias, estar em bom estado de saúde e ser aprovado na pré-triagem e triagem médica do Hemocs. Os procedimentos técnicos são todos a cargo do Hemocentro e internos, no qual as amostras serão testadas para buscar anticorpos IGG contra o coronavírus. Os plasmas identificados como convalescente serão rotulados e destinados como tal, para uso compassivo.

Plasma por doação por aférese
Na doação por aférese, alguns pontos divergem do método através do sangue total. Antes da coleta é necessário ter testado positivo para Covid-19, pelo exame PCR ou teste sorológico, e estar recuperado e sem sintomas há, no mínimo, 28 dias.

No caso dos homens, podem doar aqueles entre 18 e 59 anos, 11 meses e 29 dias. Há uma realização prévia de teste sorológico para detecção dos anticorpos e bloco sorológico. O plasma é destinado para o projeto de pesquisa junto ao Hospital Virvi Ramos (o projeto de estudo aprovado contempla apenas plasma originado de homens).

Para as mulheres, a idade é de 18 até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Também serão aceitas mulheres que tiveram até duas gestações ou abortos. Ocorre, igualmente, a realização prévia do teste sorológico para detecção dos anticorpos e bloco sorológico. O plasma é destinado para uso compassivo.

Fonte: Assessoria de imprensa