Bento Gonçalves

Hospital e Universidade do Vale do Taquari trabalham para viabilização de curso de medicina em Bento Gonçalves

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O Hospital Tacchini de Bento Gonçalves e a Universidade do Vale do Taquari (Univates) seguem trabalhando para instalar o curso de medicina na Capital do Vinho. Com a oficialização da parceria entre as instituições, estudos já são feitos e até a instalação da universidade está encaminhada para o bairro São Vendelino, próximo à BR-470.

Os estudos realizados embasam o pedido que está sendo encaminhado para as autoridades educacionais e da área da saúde, respectivamente o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde. Há exigências e critérios de qualidade e de disponibilização de estruturas e de recursos humanos qualificados que precisam ser contemplados no projeto. As duas instituições, em parceria, acreditam que têm condições de atender a essas exigências.

Ainda no mês de julho a equipe do Tacchini já esboçava otimismo com a parceria e possibilidade de implementar a graduação na cidade. “A comunidade de Bento Gonçalves tem muito a ganhar com uma faculdade de medicina no município. É claro que para essa ideia se concretizar ainda é preciso percorrer um longo caminho. Mas podemos dizer que o primeiro passo está sendo dado” disse a diretora de divisão hospitalar do Tacchini, Roberta Paulikevis Vilas Boas

Enquanto as avaliações desse processo são feitas, a Univates está avançando na instalação de um campus em Bento Gonçalves, onde futuramente espera-se que sejam desenvolvidas atividades de ensino. O prédio está localizado na rua de Portugal, bairro São Vendelino, próximo à BR-470. Além desse espaço, a universidade e a Casa de Saúde estão projetando áreas no próprio hospital e nas imediações para atender às demandas da área da saúde. As obras já estão em andamento.