Comportamento

Hospital de Vacaria precisou pedir medicamentos emprestados à hospitais da região

Foto: Jefferson Bernardes
Foto: Jefferson Bernardes

O presidente da CPI dos Medicamentos e Insumos Covid-19, deputado Dr Thiago Duarte vistoriou o hospital Nossa Senhora da Oliveira na cidade de Vacaria, nessa sexta-feira (06). A farmacêutica Aline Pedersen, destacou a diminuição nos valores dos medicamentos.

“Houve uma queda gradativa nos preços dos medicamentos, então aproveitamos para comprar remédios para 30, 40 dias. Como as internações por Covid-19 diminuíram acreditamos que o nosso estoque vai durar um pouco mais.”

Mas nem sempre foi assim. Conforme a diretora do hospital, Adelide Canci, momentos críticos fizeram parte do dia a dia da instituição devido ao estoque baixo, com duração prevista para menos de 24h.

“O período foi tenso. Foi preciso pedir medicamentos emprestados  para hospitais da região. Chegamos  a ter 60 pacientes na UTI e  transferimos 11 por falta de leitos e muitos hospitais não puderam recebe-los por falta de medicação. “

“Reunimos equipe técnica para alternarmos as medicações nos pacientes para podermos atender todo mundo”, disse Aline.

O hospital que é de média complexidade chegou a ter R$ 700 mil de déficit operacional.

“Estamos unindo provas para repassar ao Ministério Público o material necessário para punir os responsáveis,” destacou Dr Thiago.