Uma das estruturas mais afetadas no Sul de Santa Catarina pelo tornado do fim de semana, o Hospital Dom Joaquim, em Sombrio, fechará as portas de forma temporária. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (21), durante uma coletiva na sede da instituição, no Centro.
Hospital teve danos na parte elétrica
Somente em respiradores, o prejuízo estimado é de R$ 1,5 milhão. A instituição sofreu danos na parte elétrica e foi destelhada. Todos os pacientes internados foram transferidos. A interdição da estrutura tem a previsão de durar 45 dias, até que os reparos sejam concluídos.
“Todos os pacientes que estavam hospitalizados foram, com muita responsabilidade e com acompanhamento médico, encaminhados a outros hospitais da região”, afirma a prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha. “Um momento muito triste para a cidade. Pela primeira vez em 80 anos de história, vamos fechar nossas portas”, acrescenta.
Ambulatório provisório na cidade
A Prefeitura de Sombrio, em parceria com o Imas (Instituto Maria Schmitt), gestor da unidade, abrirá um ambulatório provisório no município. “Os atendimentos mais complexos serão encaminhados diretamente ao Hospital Regional de Araranguá”, pontua Gislaine.
“Uma situação muito difícil. Foi lamentável, triste e atípico nas nossas vidas. Naquela madrugada, acho que tinha previsto, de sábado para domingo, mais de 40 cirurgias. Só de prejuízo na UTI, mais de R$ 1,5 milhão, fora todos os outros equipamentos”, frisa a prefeita.
Segundo a diretora-geral do Hospital Dom Joaquim, Mariele Dassoler, os atendimentos de urgência e de emergência serão realocados. “Estamos organizando, transferindo equipamentos e funcionários para esse local”, detalha. “A parte de internação e cirúrgica a gente teve que bloquear a agenda”, ressalta.
Dentro de 45 dias, a unidade hospitalar deve voltar à operação normal. “Logo vamos retomar e colocar novamente o hospital a funcionar e cumprir a nossa missão, que é fazer uma saúde com qualidade”, completa a diretora-geral do Hospital Dom Joaquim.
Fotos: Divulgação/Hospital Dom Joaquim/ND
Fonte: ND Mais