Pela primeira vez desde o início da pandemia, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre não tem nenhum paciente com Covid-19. A data marca um momento histórico para as equipes que atuaram no combate ao cononavírus e à doença.
Em março de 2021, um dos momentos maias críticos da pandemia, o hospital chegou a atender, simultaneamente, a 218 casos confirmados da doença e mais 46 suspeitos. “Chegamos a ter quase um terço dos leitos de todo o hospital ocupados com uma única doença, muitos em casos de altíssima gravidade”, relembra a coordenadora do Grupo de Trabalho para a Preparação do Enfrentamento ao Coronavírus, professora Beatriz Schaan.
Desde março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia de covid-19, o HCPA internou 4,5 mil pacientes no CTI Covid e 4,4 mil nas enfermarias Covid. Pela Emergência, entre casos confirmados e suspeitos, 9,5 mil pessoas receberam assistência. Na Unidade Básica de Saúde (UBS), foram outras 16 mil. O Serviço de Medicina Ocupacional, responsável por cuidar das próprias equipes do HCPA, fez mais de 36 mil atendimentos.
“Essa é uma oportunidade de compartilhar que estamos superando a pandemia graças ao conjunto de todas as medidas que foram tomadas desde o princípio e, principalmente, de agradecer ao empenho de todos que aqui trabalham. É graças ao esforço coletivo, de todas as diferentes profissões, de habilidades e competências distintas do nosso time, que conseguimos ter forças e qualidade para atender a cada paciente, em um cenário dinâmico, com mudanças a cada instante”, ressalta o diretor médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, professor Brasil Silva Neto.