O Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi, comemorou, no último domingo (16), seus 92 anos de dedicação à saúde da comunidade. Fundado em 1933, o hospital tornou-se referência na Serra Gaúcha e no Rio Grande do Sul, destacando-se pelo compromisso com a excelência no atendimento.
Atualmente, administrado por uma Diretoria Comunitária, que inclui representantes da Prefeitura Municipal, do Conselho Municipal de Saúde, da Câmara da Indústria e Comércio (CIC), da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (APEME), da Associação de Motoristas de Garibaldi (AMG), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Câmara Municipal de Vereadores, o hospital mantém um fluxo intenso de atendimentos e planeja grandes investimentos para os próximos anos.
Segundo Jaime Kurmann, diretor administrativo do hospital, a instituição realiza cerca de 10 mil atendimentos mensais, operando em três unidades: a sede em Garibaldi e filiais no Centro de Especialidades e na cidade de Carlos Barbosa. Para garantir a qualidade desse serviço, o hospital conta com 320 colaboradores, 170 médicos e aproximadamente 50 terceirizados.
“Com muita alegria, completamos 92 anos e seguimos firmes rumo ao nosso centenário. Temos uma expectativa muito grande para 2025, pois teremos momentos importantes para Garibaldi e para os mais de 30 municípios para os quais o hospital é referência também pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Kurmann.
Entre os investimentos anunciados, está a inauguração do novo mamógrafo digital, adquirido por meio do Programa Avançar do Governo do Estado, um investimento de R$ 700 mil que ampliará a capacidade de exames na região. Além disso, o hospital se prepara para entregar um novo prédio interligado à estrutura atual por uma passarela. Esse espaço contará com um novo centro cirúrgico, duplicando a capacidade de duas para quatro salas, o que permitirá aumentar o número de cirurgias mensais de 500 para 1.000. No quarto andar, será instalado um moderno centro de endoscopia e colonoscopia.
“São quase 2.400 metros quadrados de novas instalações, praticamente um hospital novo em metragem. Estamos finalizando as obras e, assim que concluirmos a mobília e a nova recepção, prevista para ser entregue até junho, entregaremos esses avanços à comunidade”, explicou Kurmann.
O diretor reforça que a missão do Hospital Beneficente São Pedro é continuar crescendo para oferecer serviços cada vez mais qualificados.
“Queremos proporcionar à comunidade de Garibaldi e região um hospital melhor, com mais capacidade e cada vez mais resolutivo”, finalizou.