Os pacientes que buscam o Pronto-Atendimento (PA) do Hospital Beneficente São Carlos (HBSC) de Farroupilha, vão se deparar com uma nova estrutura a partir desta terça-feira (12). Por meio de uma parceria com o Círculo Saúde, foram realizadas reformas tanto no atendimento voltado a convênios e particulares quanto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Dentre as mudanças, houve uma melhor distribuição dos atendimentos, com sinalização externa, de forma a facilitar o acesso dos pacientes. Internamente, foram reformados banheiros e consultórios, feita uma nova pintura de todo o espaço, bem como instaladas novas portas automáticas com fechaduras eletrônicas. Elas contam com sistema de segurança que abre automaticamente os acessos em caso de falta de energia, estando de acordo com o plano de prevenção de incêndios.
Os novos acessos também permitem uma utilização mais confortável para pacientes que dependam de cadeiras de rodas. Para isso, foram escolhidas portas com abertura maior e feitas adaptações no paisagismo em frente ao PA. Toda a iluminação convencional foi trocada por tecnologia LED, mais eficiente e econômica. A área externa recebeu novos letreiros e cobertura de aparelhos de ar-condicionado, deixando o hospital mais harmônico visualmente. A área está disponível para os beneficiários de diversos planos, bem como para consultas particulares.
A superintendente geral do HBSC, Janete Toigo D’Agostini, reforça os esforços da instituição em proporcionar um melhor atendimento a todos os usuários:
“Tivemos um período de obras bastante célere, de forma a não atrapalhar o uso dos serviços do hospital, que não precisou ser interrompido. Sabemos que o pronto-atendimento é o local mais adequado para situações graves, urgentes e emergentes, por isso queremos proporcionar à comunidade uma infraestrutura que garanta ainda mais segurança, conforto e eficiência no socorro à vida”, salienta.
De forma a dar melhor aproveitamento aos espaços do HBSC, os atendimentos eletivos de
especialidades médicas (ambulatório) foram transferidos para um novo espaço no térreo, com
acesso lateral (pela rua Independência).
O diretor-geral do Círculo Saúde, Gilberto H. Chissini, destaca que o investimento no Hospital São Carlos vai beneficiar não apenas os clientes dos planos de saúde da entidade, mas também
demais pacientes. Segundo ele, trata-se de uma parceria muito importante, que gera vantagens
para a comunidade local de Farroupilha, fortalecendo o ecossistema de saúde:
“Essa cooperação com os hospitais nas cidades onde atuamos está entre os norteadores do Círculo Saúde, visando ao fortalecimento das instituições e, consequentemente, refletindo em maior acesso à qualidade de vida e bem-estar da população”, pontua.