O governo do Rio Grande do Sul antecipou o pagamento, nesta sexta-feira (18), de incentivos hospitalares no valor de R$ 68 milhões para cerca de 200 hospitais filantrópicos e públicos. Entre os beneficiados estão os hospitais das principais cidades da Serra Gaúcha.
O pagamento é referente ao mês de novembro e foi efetivado antes do vencimento, no final deste mês, para auxiliar os hospitais no pagamento do 13º salário dos funcionários.
O valor é proveniente do Tesouro do Estado, e garante a oferta de serviços por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) como porta de entrada para urgência e emergência, plantões presenciais em algumas especialidades prioritárias, atendimento a gestantes de alto risco e rede de atenção ao parto, saúde mental, entre outros.
Na terça-feira (15), o governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), pagou R$ 43 milhões para programas municipais da área da saúde.
O recurso é destinado ao custeio mensal de programas municipais que fazem parte do SUS, como Estratégia Saúde da Família (ESF), Política Estadual de Incentivo para Qualificação da Atenção Básica (Pies) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros.