A 5ª edição da Hospedagem Solidária, promovida pela Diocese de Caxias do Sul, por meio da Fraternidade O Caminho e da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, terá um novo espaço a partir deste sábado (25). Trata-se de dois pavimentos do prédio que abriga também toda a estrutura organizacional da Mitra Diocesana, na Rua Os Dezoito do Forte, 1771, em frente ao Colégio La Salle Carmo.
O espaço, no 2º e 3º andares do prédio que é de propriedade da Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila e foi cedido temporariamente para o projeto, era utilizado por uma escola de educação de jovens e adultos e pré-vestibular. Os detalhes da nova alocação foram apresentados pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, pelo frei Pietro de São Damião e pela coordenadora da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, Terezinha Grasselli Mandelli, em coletiva de imprensa que contou também com a presença do pároco da Catedral, padre Volnei Junior Vanassi.
De acordo com Dom José, uma série de situações inviabilizaram a concretização da Hospedagem Solidária junto à Paróquia São Vicente de Paulo, no bairro Jardelino Ramos, por isso o projeto iniciou de forma emergencial, em 20 de maio, junto ao Salão Paroquial Sagrada Família, onde permaneceu até 08 de junho e, logo depois, passou para a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
“Esse prédio pertence a Paróquia Catedral e um andar é usado para Mitra diocesana. Foi uma cedência da catedral para que aqui se fizesse a hospedagem solidária e vamos contar com o trabalho dos Frei’s e também dos voluntários que sempre têm sido uma presença muito forte no trabalho de acolher justamente os moradores de rua” disse Dom José.
A capacidade será de acolher a cada noite aproximadamente 60 homens. A chegada deverá acontecer entre 19h30min e 20h30min, com posterior triagem, espaço para descanso, oferecimento do jantar, colchão para o pouso e, às 06h30min, o café da manhã.
De acordo com Dom José Gislon, a Igreja não pode se omitir diante da realidade e, por isso, foram buscadas alternativas para que o projeto pudesse acontecer, mesmo com as dificuldades.
“Nós não podemos, mesmo diante das dificuldades, virar as costas de quem fica na rua. Isso seria uma falta de caridade muito grande e falta de amor e sensibilidade por parte do ser humano que está mais fragilizado. Podemos dar graças a esta ação dos voluntários, dos médicos do mundo, dos Frei’s, da comunidade, da fraternidade da catedral junto com o padre Volnei e todas essa rede de bem feitores que ajudam neste projeto tão bonito”, salientou o bispo.
História da Hospedagem Solidária
Terezinha Grasselli Mandelli relatou como inciou a Hospedam Solidária e fez um convite à população para quem quiser se voluntariar na pastoral.
“A pastoral de pessoas em situação de rua da diocese começou com as saídas às noites. Isso já faz seis anos e a medida que íamos para as ruas, percebendo essas pessoas, nós sentimos que levar o alimento…uma palavra de incentivo, uma palavra de valorização era ainda muito pouco. Iniciou a Hospedagem Solidária, dentro da pastoral de pessoas em situação de rua nos meses de inverno. Esta é a nossa 5ª edição. Ficamos um ano no Murialdo, dois anos na Sagrada Família, um ano em Lourdes e neste ano voltamos para cá. Os voluntários da Pastoral de pessoas em situação de rua são muito bem dispostas e fieis ao trabalho e em 5 anos de hospedagens, nós temos grupos da manhã do café, e temos grupo da janta, e estamos abertos a acolher quem quiser vir nos ajudar”, salientou Terezinha
Doações e voluntários são importantes
Os organizadores salientam a importância da doação de roupas masculinas, meias, chinelos, cobertores, lençóis e também de alimentos não perecíveis para o jantar e o café da manhã. São bem-vindos também novos voluntários para o projeto. As doações poderão ser entregues no novo endereço, com entrada pela Rua Os Dezoito do Forte, 1771, em frente ao Colégio La Salle Carmo, ou ainda na Secretaria da Catedral Diocesana.
Para mais informações de como se voluntariar, basta fazer contato com a Fraternidade O Caminho, que em Caxias do Sul adotou como patrono São Camilo, portanto chama-se Fraternidade São Camilo, pelo fone/WhatsApp (54) 99981-9190.