Na última sexta-feira (19), ocorreu a inauguração da horta comunitária da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Félix Faccenda, em Bento Gonçalves. O objetivo do projeto é viabilizar uma melhor alimentação aos alunos da escola, além de ensinar para as crianças a importância da responsabilidade ao cuidar da plantação.
O professor de vôlei do projeto Amigos da Félix Faccenda, Ronaldo Henrique, mais conhecido como Royal, destacou a relevância da inauguração. “Esse é um trabalho em conjunto da ONG Vivendo Esporte junto com a Amigos da Felix Faccenda. Eu venho com a área esportiva e ensino voleibol paras as crianças. Também nós temos a assistente social que cuida das famílias. Então, esse é um trabalho muito bonito em que a ideia dos Amigos da Felix é justamente abraçar a escola e trazer o melhor possível de cada profissional que está trabalhando junto. Eu trago esse lado esportivo da área. Os amigos engenheiros fizeram uma horta, e o Renato coordena todo esse trabalho. As crianças fizeram as mudas durante a semana com as professoras, plantaram, e hoje é a nossa inauguração”, disse.
O coordenador do projeto, Renato Hansen, contou como a ideia da horta comunitária surgiu. “Nós somos um grupo de cidadãos que resolveu apadrinhar a escola com o objetivo de construir melhorias e trabalhar com as crianças de diversas formas. Então, nós fomos buscar recursos com terceiros pra poder viabilizar o projeto. Nós construímos a horta e estamos hoje muito felizes para fazer a abertura oficial da horta. […] Nós temos uma parceria com o Instituto Federal de Bento Gonçalves (IFRS), onde, a partir de agora, os técnicos do Instituto vão vir aqui dar treinamento para as crianças e pais para que aprendam e entendam como se constrói uma horta comunitária, inclusive na casa deles. E também nós vamos trabalhar com as crianças. Elas vão passar a cuidar da horta, dar água e cuidar das plantinhas. Então nós vamos ter professores e crianças conectadas e envolvidas nesse projeto também”, destacou.
Por fim, aqueles que quiserem contribuir ou participar do Amigos da Félix Faccenda ou da ONG de Royal, podem entrar em contato com o próprio professor através do telefone (54) 99677-9791.