Bento Gonçalves

Horário da coleta de lixo é alterado em Bento Gonçalves

(Foto: RN Freitas /Divulgação)
(Foto: RN Freitas /Divulgação)


A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smmam) tem implantado o serviço de coleta seletiva de resíduos em toda área urbana e rural de Bento Gonçalves. São recolhidas uma média de 110 toneladas/dia de resíduos. Para isso, o Município dispõe de seis tipos de coleta: reciclável, orgânico, vidro, móveis, entulhos e de resíduos especiais. O horário dos serviços foi alterado.

Os materiais recicláveis, orgânicos, vidros e móveis são coletados separadamente por 22 caminhões. Já o recolhimento de entulhos, como eletrodomésticos de linha Branca, e resíduos especiais, como eletrônicos, pneus e medicamentos, são entregues na Secretaria, Unidades Básicas de Saúde ou em empresas especializadas que fazem também a destinação correta desse tipo de material.

Os contentores e os caminhões de coleta são divididos por cores, as quais indicam o tipo de lixo a ser depositado. Os caminhões de resíduos recicláveis são identificados como “coleta seletiva”, os de orgânicos com paisagens turísticas da cidade, os de vidro possuem a caçamba na cor azul e os de móveis são vermelhos.

De acordo com a Secretaria, a população deve colaborar encaminhando os resíduos nos horários corretos e separados conforme classificação por composição física e destino.

O secretário titular da pasta, Claudiomiro Dias, destaca que a coleta seletiva além de contribuir com a limpeza urbana, com a saúde pública e para a melhoria de qualidade de vida, também possui uma importância social.

Coleta de vidro nos bairros:

Segunda: Centro, Humaitá, Maria Goretti, Cidade Alta, Planalto, São Bento e São Francisco

Terça: Imigrante, Fátima, Santa Helena, Santa Marta, Santo Antão, São Pedro, São Miguel, Barracão, Eucaliptos, Vila Nova e Caravaggio

Quarta: Santa Rita, Verona, Botafogo, Pomarosa, São Roque, Zatt, Ouro Verde, Aparecida, Nossa Senhora da Saúde, Cembranel, Vinosul, Progresso, Universitário, Pradel, Glória, Conceição, Municipal e Juventude

Quinta: São Valentim, Tuiuty, Eulália, Faria Lemos, São João, Licorsul, Salgado, Cohab, Borgo, Panazzolo, Fenavinho, Vale dos Vinhedos e São Vendelino

Sexta: Centro, Humaitá, Maria Goretti, Cidade Alta, Planalto, São Bento e São Francisco

Monitoramento

A Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos Domésticos de Bento Gonçalves conta com câmeras de monitoramento. A instalação permite captar a entrada e saída de caminhões, supervisionadas em tempo real pela própria Secretaria do Meio Ambiente, auxiliando no processo de coleta seletiva.

Confira os dias e horários da coleta nos bairros: 

(Imagens: Prefeitura de Bento Gonçalves/Divulgação)