VIAGEM NO TEMPO

Honrando as raízes italianas da Serra, parque Villa Dei Troni será aberto ao público neste domingo (12), em Caxias do Sul

Parque temático localizado no distrito de Ana Rech promove uma jornada cultural até 1875, preservando a última colônia original da região

Foto: Marina Tusset/Grupo RSCOM
Foto: Marina Tusset/Grupo RSCOM

Primeiro parque temático de Caxias do Sul, a Villa Dei Troni é a mais nova atração turística de Caxias do Sul. O empreendimento, localizado no distrito de Ana Rech, recria uma legítima colônia italiana, levando seus visitantes em uma viagem no tempo até 1875. O parque será oficialmente aberto ao público neste domingo (12).

A ideia nasceu do desejo do seu idealizador, Edson Tomiello, o “Trovão”, de deixar um legado histórico e cultural para Caxias do Sul. Em mais de 25 hectares, o empresário do ramo metalmecânico projetou o que chama de “a Disney da colônia”: a Vila do Trovão, traduzido do italiano, é composta por 40 edificações, entre casas originais e réplicas idênticas em tamanho real.

Trovão afirmou que não permitiria passar a vida profissional sem deixar algo significativo para Caxias do Sul, especialmente para Ana Rech, seu local de origem. Foi a partir desse sentimento de pertencimento e gratidão que a ideia da vila começou a ser discutida. No total, ao longo de quatro anos e meio de trabalhos para construir o parque, foram elaborados mais de 1.200 projetos.

A vila foi pensada para representar diferentes etapas do desenvolvimento econômico da região, incluindo a representação da industrialização da Serra Gaúcha: serrarias, olarias e as primeiras construções industriais. Além disso, o Trovão prevê a instalação de dois quilômetros de ferrovia dentro da propriedade no futuro.

“Nós precisamos deixar registrada a nossa história para que os futuros nossos descendentes saibam como foi o nosso início. Daqui a 60 anos, uma colônia original dessas não vai mais existir. E eu espero que a Vila de Trone resista ao tempo. É um projeto único e diferenciado, valorizando a história de toda a nossa comunidade e todos aqueles imigrantes que construíram a nossa região”, destacou o empresário.

Edson Tomiello, o “Trovão” | Foto: Marina Tusset/Grupo RSCOM

O passeio

Os visitantes são levados da entrada do parque até a vila em antigos ônibus temáticos da linha Ana Rech x Caxias do Sul, atravessando uma ponte de madeira com muita música e animação promovida por personagens caracterizados como imigrantes.

Foto: Jennifer Giacomet

Na vila, o público percorre uma jornada que passa por espaços típicos de uma colônia, como serraria, olaria, moinho, estrebaria, escola, capela, casa do padre e bodega, que contam com acervos e objetos históricos doados pela comunidade. Todas as casas da vila têm base na história real da região e das famílias que contribuíram para seu desenvolvimento.

O espaço ainda inclui a réplica da Casa de Anna Rech, figura histórica da região que transformou sua residência em hospedaria, restaurante e comércio, abrigando imigrantes italianos e tropeiros que cruzavam a Serra Gaúcha final do século XIX.

Foto: Jennifer Giacomet

Gastronomia na Villa Dei Troni

Quatro pontos gastronômicos compõem o Villa Dei Troni: o Restaurante Leon, com alta culinária italiana à la carte; a Cozinha da Nona, com produção artesanal de pães e pratos típicos, com destaque para a polenta em variadas receitas; a Cantina do Nono, com tábuas de frios, vinhos finos e a alegria das mesas italianas; e a Bodega, com bebidas variadas.

Espaço do Restaurante Leon | Foto: Marina Tusset/Grupo RSCOM

O empreendimento também conta com espaços para eventos com capacidade para 400 pessoas, estacionamento amplo e infraestrutura que conta com fraldário, Wi-Fi, achados e perdidos e atendimento especializado para pessoas com mobilidade reduzida e PCDs.

Serviço

A Villa Dei Troni estará aberta de sexta a domingo, das 10h às 18h, incluindo feriados e datas especiais. Os ingressos podem ser adquiridos no site do parque e na bilheteria local, com valores de R$ 35,00 (meia entrada, para crianças de seis a 12 anos e público 60+) e R$ 70,00 (inteira, demais públicos).

Há possibilidade de agendamento de eventos corporativos, casamentos, formaturas, entre outros, nos demais dias da semana.