Farroupilha

Homicídios em Farroupilha crescem 166% em relação ao 1° trimestre de 2018

Já são oito mortes violentas em Farroupilha no ano de 2019 (Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM)
Já são oito mortes violentas em Farroupilha no ano de 2019 (Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM)

O crescente número de mortes violentas em Farroupilha preocupam as autoridades locais. Somente no primeiro trimestre de 2019, a cidade teve um aumento de 166% no número de homicídios em relação ao mesmo período de 2018. No ano passado, até o final do mês de março, três pessoas haviam sido assassinadas, uma em fevereiro e duas em março. Já em 2019, são registrados oito mortes, três em janeiro, uma em fevereiro e quatro neste mês.

O número coloca a cidade como o segundo município mais violento da Serra em 2019, atrás apenas de Caxias do Sul, que já contabiliza 17 assassinatos neste ano.

Em grande parte, as mortes em Farroupilha tem ligação com o tráfico de drogas e a disputa de territórios pelos traficantes. Para tentar diminuir estes números a Brigada Militar tem intensificado o Policiamento Comunitário na cidade, além do combate antecipado com o trabalho do setor de inteligência, que aumentou de quatro para sete agentes trabalhando, a BM conta com a participação e aproximação da comunidade no envio de informações.

Conforme o Major Juliano do Amaral, a BM está preocupada com o crescente número de mortes, mas trabalhando efetivamente no combate.

“Os números são altos, mas a Brigada vem fazendo a sua parte, Em 2018 tivemos um aumento de 400% nas prisões referentes ao tráfico de drogas em relação a 2017. Neste ano o trabalho segue na mesma intensidade. Outro ponto que chama atenção é a não atuação das facções da Capital aqui em Farroupilha. Isso também é reflexo do nosso trabalho”, disse.

O Major também confirma que reuniões com as Associações de Bairros irão continuar neste ano sempre com o intuito de estreitar a relação entre a corporação e a comunidade. Conforme ele, o trabalho conjunto entre a BM e a comunidade é o melhor meio para a diminuição nos números de criminalidade.