Quatro homens foram flagrados pelo 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Canela cometendo crimes no último domingo (5) em São Francisco de Paula. Eles estava às margens da ERS-476 e foram presos por envolvimento em compra e venda ilegal de terras, além de maus-tratos.
Conforme informações repassadas, a equipe do 3° BABM os avistou concluindo a edificação de uma casa de madeira, às margens de um arroio. No local, que é parte de uma área maior, foi realizado o parcelamento irregular do solo.
Além do uso irregular da área, foi constatada a supressão de vegetação nativa, pertencente ao bioma Mata Atlântica, e a construção de um acampamento, que dava suporte à obra. Toda essa intervenção, atingiu a Área de Preservação Permanente (APP) do arroio. Os homens, que são de Canela, foram abordados e informaram que a área foi comprada por R$250 mil de uma pessoa conhecida por atuar na compra, venda e invasões de áreas públicas e particulares. Ao menos seis pessoas foram identificadas.
Ainda, os policiais militares localizaram um cão, sem raça definida, que pertencia a um dos indivíduos. O cachorro estava com uma ferida aberta no corpo, e, por não ter sido medicado, já apresentava inflamações.
Diante dos fatos, os quatro homens foram presos e apresentados na Delegacia de Polícia de Taquara pelos crimes de parcelamento ilegal do solo, supressão de vegetação nativa, construção em área não edificável e maus-tratos.