Nesta segunda-feira (15), policiais militares do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAS) e Sustentabilidade de São Francisco de Paula realizaram uma operação integrada de fiscalização e combate aos maus-tratos a animais.
Após o recebimento de denúncias, as equipes desencadearam a operação, a fim de fiscalizar a situação de animais em propriedades, no interior do município. Em uma residência, os policiais militares flagraram uma cachorra, sem raça definida , extremamente magra, já em estado de caquexia (perda de massa muscular), presa a uma corrente curta, no porão da moradia.
A cadela amamentava três filhotes, com cerca de 30 dias e estava em meio as próprias fezes, sem água e não havia indícios de ter sido alimentada nos últimos dias. Também no local, havia dois suínos, que, além de estarem muito magros, possuíam características de serem híbridos de Javali (Java-porco, cruzamento de javali europeu com porco doméstico), o que não é permitido no Brasil nas condições que se encontravam.
Ainda, foram encontrados, na propriedade seis bovinos, também magros, sendo dois em estado de caquexia. Diante dos crimes ambientais, o homem, responsável pelos animais recebeu voz de prisão, sendo conduzido à Delegacia de Polícia para registro do fato. Os animais foram encaminhados para os cuidados de médicos veterinários.