Cidades

Homem é preso por manter pássaros nativos em cativeiro sem autorização legal, em Vacaria

O Canário-da-terra é um dos pássaros mais traficados no Brasil

Homem é preso por manter pássaros nativos em cativeiro sem autorização legal, em Vacaria
Uma guarnição do 04° Grupo Ambiental de Vacaria através de denúncia recebida deslocou, na tarde desta quarta-feira (26), até a Rua Fernando de Noronha, Bairro Municipal para verificar uma ocorrência referente a cativeiro ilegal de pássaros nativos.
No local, foi constatado que, nos fundos da residência, encontravam-se 7 aves nativas presas em gaiolas, das espécies Sicalis flaveola pelzelni (canário- da- terra), sendo seis fêmeas e um macho. Em contato com o autor, ele relatou não possuir permissão, licença ou autorização para a criação das espécies.
Diante dos fatos foi lavrado o Termo Circunstanciado e apreendidas as sete aves, juntamente com as gaiolas e quatro alçapões. Os animais foram submetidos à inspeção da veterinária do Município, que atestou as condições físicas como positivas para serem soltas em seu habitat. As aves foram soltas pela guarnição sob a lavratura de termo de soltura.
O canário-da-terra-verdadeiro tem um canto lindo, melódico. Isso faz com que ele seja um passarinho muito admirado – e muito aprisionado. É bastante comum sua criação em cativeiro e isso o coloca sempre nos primeiros lugares das listas de espécies mais apreendidas pelos órgãos de fiscalização, vítimas do tráfico de animais silvestres.
Fonte/Foto: 4º Grupo de Policiamento Ambiental de  Vacaria