Marcos Mendes Monteiro, de 40 anos, foi condenado, na tarde de terça-feira (07), a 24 anos de prisão por ter matado a companheira, Patrícia Specht, de 33 anos, e ferir a sua filha que na época tinha um ano e dois meses, na Rua Rua Raimundo Arrosi, no bairro América, em Farroupilha, na noite de 10 de abril de 2018. Na ocasião ele tentou cortar o próprio pescoço mas foi socorrido e estava em prisão preventiva.
Naquela noite, Monteiro desferiu 14 facadas contra Patrícia após ela ter dito que iria embora de casa. O crime ocorreu na cozinha da casa dos pais dele. Após isso, ele cortou o pescoço da menina que foi atendida a tempo e passou quatro dias internada da UTI do Hospital Geral, em Caxias do Sul. Após o crime, ele ainda tentou suicídio e ficou caído no gramado da casa até a chagada das equipes de resgate.
O júri foi presidio pela juíza Maria Cristina Rech e na acusação estava o promotor de Justiça Ronaldo Lara Resende. Ele foi condenado a 17 anos pelo crime contra Patrícia e a mais 7 anos pelo ataque a menina.