Opinião

Home office repensado

Home office repensado

Em 2020 fomos levados a uma realidade jamais vista. Nossa rotina alterada, nossos sonhos adiados, nossa forma de viver completamente reformulada. A pandemia chegou e com ela tivemos que nos adaptar em várias questões: sem mais contato com pessoas do nosso dia a dia, maneira de trabalhar totalmente diferente e viagens canceladas.

Falando em trabalho, o sistema home office que parecia provisório, em alguns casos, veio para ficar.

No projeto abaixo, vou mostrar como as necessidades desse “novo normal” alteraram o ponto de vista dos clientes.

Em 2016 foi projetado esse espaço no apartamento como um escritório para utilização de alguns minutos ou poucas horas no final do dia ou finais de semana. O padrão dos moveis escolhidos foi um mdf bp cinza claro, com puxadores na cor preta. Por não ter a necessidade (na época) de usar o tempo todo, mantemos o centro livre e a mesa virada para a parede o que não é a posição correta para o uso diário, mas como era algo de utilização menor, tudo bem!

A demanda maior de tempo nesse espaço fez os clientes perceberem que, apesar do cinza ser bem claro, a combinação com o preto estava pesando demais, deixando o ambiente de certa maneira escuro, pouco aconchegante e não muito funcional, já que as necessidades estavam mudando.

Em 2020, o aumento das horas passadas em casa, trabalhando, organizando, fez com que a percepção dos clientes sobre o home office fosse alterada.

Veja abaixo como ficou esse projeto após as novas necessidades.

Mudamos do cinza claro para o branco (faz muita diferença). A leveza do detalhe ficou por conta da lamina de madeira Cumaru, o que garantiu elegância e contraste perfeito.

A mesa se tornou o coração do projeto. Feita em chapa de mdf com acabamento marmorizado e em 45º, ela tira a frieza da pedra (no inverno é terrível de encostar). Além de estar melhor posicionada, tendo a vista da janela.

Outro detalhe é o puxador. Ele é o que chamamos de “cava”, e ao invés de ser da cor da porta, nós colocamos o padrão da madeira para dar o efeito da profundidade maior.

Elementos em vidro ajudam na leveza do ambiente. Tanto a base da mesa quanto as divisórias do móvel dos nichos, ganham a transparência do vidro, garantindo a leveza do ambiente.

Projeto: Cláudia Pinto Arquitetura

Execução: CS Marcenaria Personalizada

Iluminação: TÊTTOS Iluminamento

Decoração: Espaço Decor

Fotografia: Carlos Eduardo Benini