Reflexões sobre o passado, o presente e o futuro das periferias e do movimento Hip Hop inspiraram artistas, praticantes e admiradores da cultura a criar um espaço de encontro, troca e valorização do Hip Hop em Caxias do Sul. A ação, gratuita e aberta ao público, será realizada neste domingo (27), das 9h às 18h, na Escola Municipal Basílio Tcacenco, no bairro Montes Claros. A proposta dos organizadores é transformar o evento em uma atividade fixa do calendário cultural da cidade, sempre no último domingo de cada mês.
Para esta primeira edição, estão previstas oficinas que abordam diferentes aspectos do movimento: os cinco elementos (MC, BBoy/BGirl, Graffiti, DJ’s e Conhecimento), além de temas como poesia de bolso, economia criativa, dança e graffiti. Haverá ainda serviços como cortes de cabelo e brinquedos infláveis para as crianças.
Transformação Social
Um dos representantes do projeto, o rapper Maurício Abel, destaca que toda a mobilização foi feita de forma independente pelo movimento Hip Hop, com a intenção de ocupar de maneira contínua “os territórios onde a cultura é mais necessária, as quebradas”, e fomentar a construção coletiva com a participação ativa das comunidades.
Os responsáveis pelo evento reforçam que a ação não busca promover bandeiras individuais de coletivos ou entidades, mas sim fortalecer uma caminhada conjunta.
“É um movimento pelo movimento, criado dentro de um discurso de cultura de paz, ressocialização e aumento da autoestima das comunidades. Hip Hop é festa, alto astral e produz vida”, salienta Abel.
Resgate Histórico e Valorização do Hip Hop Local
Os encontros também buscam aproximar gerações antigas e novas do Hip Hop local. A escolha do bairro Montes Claros como sede desta primeira ação se deve à sua importância histórica: foi um dos primeiros cenários do Hip Hop em Caxias do Sul no início dos anos 2000 e, agora, mais de duas décadas depois, volta a ser palco para o movimento.