Comportamento

Hemocs realiza encontro para conscientização sobre a hemofilia

Evento reunirá pacientes, familiares e profissionais da saúde neste sábado (27). Foto: Divulgação
Evento reunirá pacientes, familiares e profissionais da saúde neste sábado (27). Foto: Divulgação


Evento reunirá pacientes, familiares e profissionais da saúde neste sábado (27). Foto: Divulgação

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), em parceria com a Associação dos Hemofílicos da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, realiza um encontro alusivo ao Dia Mundial da Hemofilia. O evento ocorre neste sábado (27/04), a partir das 9h, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A atividade é aberta ao público e deve reunir principalmente pacientes, familiares e profissionais da saúde. O objetivo é conscientizar sobre a doença e alertar para a importância do diagnóstico para obtenção de um tratamento eficaz.

A presidente da Associação dos Hemofílicos, Tania Maria Onzi Pietrobelli, abrirá o encontro, expondo a situação das coagulopatias no Brasil. Em seguida, o médico hematologista do Hemocs, Roque Lorandi, falará dos novos tratamentos. Por fim, o atleta paralímpico brasileiro, Willian Aleixo de Oliveira, portador de hemofilia, compartilhará sua experiência com os participantes.

Doença e tratamento
A hemofilia é uma doença genética, hereditária ou adquirida, caracterizada pela deficiência de fatores da coagulação no organismo. Essa alteração leva a sangramentos espontâneos e de repetição, principalmente em articulações, o que pode deixar sequelas irreversíveis, com a destruição da articulação envolvida.

O tratamento consiste na reposição dos fatores de coagulação deficientes, que são disponibilizados pelo Hemocs via Ministério da Saúde. Atualmente, há cerca de 80 hemofílicos cadastrados no Hemocentro. O tratamento é realizado somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para acessar o serviço, o paciente deve ser encaminhado por um médico, podendo ser de Unidade Básica de Saúde (UBS) ou de consultório particular.