A União de Associação de Bairros (UAB) de Farroupilha se reuniu, na última semana, para tratar de algumas demandas consideradas como prioritárias na cidade. O encontro ocorreu no bairro Monte Verde. Os líderes comunitários apontaram que a habitação é uma pauta de fundamental importância nos próximos anos.
O encontro teve a presença de 20 presidentes de bairros, cerca de 50 pessoas, além de 100% do secretariado municipal. O presidente do Núcleo Cooperativista Habitacional Farroupilha (Nuchafar), Evandro Azevedo, explicou as principais linhas de trabalho no momento. Entre elas, dois grandes loteamentos. O primeiro situado indo para Bento Gonçalves, atrás de empresas da região, com 134 lotes, e o segundo atrás do Santuário de Caravaggio, com 524 lotes.
O lote de Caravaggio está aproximadamente 40% pronto. Os trabalhos se encontram agora no arruamento. O investimento deve ser de aproximadamente R$ 50 milhões. Após os procedimentos naturais, a partir de 2028 os cooperados de posse da matrícula podem começar suas construções na localidade. A escolha de Caravaggio se deu por uma determinação a qual define a expansão de Farroupilha no lado Norte da cidade.
O presidente da entidade, Dilço Rodrigues, que já está em seu terceiro mandato à frente da UAB, avaliou como muito positiva a reunião:
“Foi uma reunião muito boa, participativa, todos os secretários estavam presentes e isso engrandece, pois assim eles conseguem ouvir diretamente da boca do presidente do bairro e isso é muito importante. A UAB consegue levar as demandas que estão afetando e devem ser melhoradas no município”, afirmou.
Relação com o governo Fabiano Feltrin e Jonas Tomazini
Sobre a atual gestão de Fabiano Feltrin e Jonas Tomazini, Dilço afirma que houve diálogo. Logo que assumiram a Prefeitura de Farroupilha, foi realizado um encontro com os presidentes de bairros que repassaram cinco demandas principais. Ele alega que mesmo com grande parte das mesmas sendo executadas, as maiores reivindicações foram deixadas de lado:
“No começo desse governo a gente fez um encontro, quando eles ainda eram candidatos e levamos algumas reivindicações. Em 2021 sentamos com o atual governo e elencamos cinco prioridades de cada bairro. Por outro lado o governo cumpriria essas demandas dentro de quatro anos. Sabemos que durante isso tivemos a pandemia, no ano passado em setembro tivemos muita chuva e este ano sofremos com grandes alagamentos no Estado. Mas estamos com muitos buracos, problemas sérios de esgoto, problemas de vaga no contraturno na educação”, avaliou.
Reunião com candidatos à prefeitura de Farroupilha
Um encontro será realizado em setembro com os candidatos à Prefeitura de Farroupilha será realizado, onde eles vão apresentar aos presidentes dos 31 bairros do município suas principais propostas. Por outro lado, demandas também serão pontuadas.
A infraestrutura deverá ganhar destaque através de problemas antigos, como asfaltamento nos corredores de ônibus, além de transtornos nas galerias de esgoto, principalmente nos bairros Nova Vicenza e Medianeira.