Daniel Guerra esteve em reunião com o governador do Estado, Eduardo Leite, na tarde desta terça-feira (22/01), no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Acompanhado de uma comitiva de secretários municipais, o prefeito caxiense protocolou um documento com demandas nas áreas de segurança pública, educação e saúde, e pediu apoio especialmente na viabilização do Aeroporto Regional de Vila Oliva, com a disponibilização de recursos para indenizar as desapropriações de área. Leite se comprometeu em organizar uma reunião entre o executivo caxiense e as secretarias estaduais de Governança e Gestão Estratégica, Transportes e Meio Ambiente e Infraestrutura, a fim de estabelecer ações para a concretização do projeto.
Atualmente, o projeto do novo aeroporto está em fase de finalização o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do novo aeroporto, realizado por uma empresa licitada pelo Município. O protocolo final do documento deve ocorrer até março de 2019, na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O governador manifestou a ideia de uma Parceria Público-Privada (PPP) para dar andamento ao projeto.
Ao final do encontro, a comissão comunitária da Festa Nacional da Uva 2019, a primeira-dama, Andrea Marchetto Guerra, e o trio de soberanas, rainha Maiara Perottoni e princesas Viviane Gaelzer e Milena Caregnato, fizeram o convite oficial ao governador. Ele confirmou presença na abertura do evento, no dia 22 de fevereiro.
Paticiparam da reunião o secretário da Saúde, Júlio Freitas; de Segurança Pública e Proteção Social, Ederson de Albuquerque Cunha; do Planejamento, Fernando Mondadori; do Turismo, Renata Carraro; e o vereador líder do governo na Câmara Municipal, Chico Guerra. A secretária da Educação, Marina Matiello, não participou do encontro por motivos de saúde. A comitiva foi acompanhada pelo deputado federal Carlos Gomes (PRB) e pelo deputado estadual Sérgio Peres (PRB).
Outras demandas abordadas:
– Atraso nos repasses do Estado à saúde e a regularização do estoque de medicamentos;
– Necessidade do repasse dos recursos empregados em transporte escolar;
– Maior compartilhamento no atendimento do Ensino Fundamental, considerando que o Município atende 75% e o Estado 25%;
– Gestão estadual do Cerest Serra, serviço de caráter regional mantido com verbas municipais;
– Melhoria na infraestrutura das rodovias RS-122 e RSC-453;
– Conclusão das obras nos acessos a Fazenda Souza e Forqueta;
– Interlocução com governo federal para implantar terceira faixa na BR-116 no perímetro urbano de Caxias do Sul;
– Reformulação do convênio de Policiamento Comunitário, para ampliação de seu alcance social;
– Financiamento e ampliação do Programa de Oportunidade de Direitos (POD), para municípios do interior do Estado, a fim de implantar Centros de Juventude;
– Doação de veículo para deslocamento, proteção e acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica e de seus filhos;
– Reativação do Conselho Estadual da Juventude, a fim de estruturar uma Política Estadual da Juventude;
– Financiamento de Programa de Aprendizagem Profissional direcionado a pessoas com deficiência.