Caxias do Sul

Guerra diz a empresários que “não haverá criação ou aumento real de impostos”

Guerra diz a empresários que “não haverá criação ou aumento real de impostos”

O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, realizou uma espécie de prestação de contas durante a reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul desta segunda-feira, dia 19. A agenda do prefeito com a entidade empresarial também teve uma reunião pela manhã, onde a CIC levou ao chefe do executivo caxiense sobretudo demandas na área de infraestrutura. No encontro, o prefeito ainda prometeu que não vai criar nem aumentar impostos durante a sua gestão.

Segundo o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, a melhoria na estrutura viária da região é um das reivindicações mais urgentes apresentadas pela entidade. “Não depende só do município, mas Caxias precisa ter obras urgentes em torno de infraestrutura, principalmente rodoviária nesse primeiro momento”, resumiu.

Prefeito palestrou durante a reunião-almoço da CIC nesta segunda-feira. (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)

Já o prefeito Daniel Guerra voltou a falar sobre a necessidade de viabilizar a construção do Aeroporto Regional de Vila Oliva. Na semana passada, durante a visita do governador José Ivo Sartori à CIC, Guerra já havia alertado sobre a importância da obra. Hoje ele voltou a ressaltar a importância de encaminhar a demanda. “Precisamos melhorar o aeroporto regional Hugo e precisamos viabilizar a construção do Aeroporto de vila Oliva. Por isso já temos os estudos ambientais sobre a construção do novo aeroporto, que devem ser concluídos junto à Fepam até março de 2019. E nesse meio tempo nós continuaremos pedindo ao governo do estado, para que honre o compromisso que assumiu de pagar as desapropriações, para que com isso a gente possa buscar uma parceria público-privada para efetivamente viabilizar o aeroporto de Vila Oliva”, disse o prefeito.

Durante a sua fala na CIC, Guerra também anunciou a viabilização de obras como a construção do acesso ao bairro Planalto, na BR-116. Segundo ele, os trabalhos devem iniciar no primeiro semestre de 2019. Outras obras, como a construção de um complexo esportivo no bairro Jardelino Ramos e a criação de novas escolas e Unidades Básicas de Saúde, também foram anunciadas pelo prefeito. Além disso, o prefeito lembrou a economia gerada com as medidas de austeridade implantadas no seu primeiro ano de mandato e garantiu aos empresários que não vai aumentar impostos municipais nos próximos anos. “Asseguro que não haverá criação ou aumento real de impostos”, disse.

Confira o que disse o prefeito sobre outros temas:

Segurança Pública

“Nós já no ano passado compramos 50 armas de fogo e cinco armas longas [para a Guarda Municipal]. Compramos mais de 50 novos coletes, estamos adquirindo esse ano novas viaturas. E tudo somado à formação, à qualificação dos novos guardas, e também de viabilizarmos o encaminhamento de um novo concurso público para essa área. A ideia é estar até o final deste ano com o edital lançado”

Mobilização por Caxias

“A administração está representada e presente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emílio, que nesta interação se faz necessária porque é um movimento muito importante para Caxias do Sul e nós apoiamos essa iniciativa”

Impeachment

“Já está mais do que provado que a administração está agindo não somente 100% na legalidade, mas da forma de contemplar aquilo que nos foi confiado que é a transparência e o interesse público em todas as ações. Então já está mais do que comprovado que é um impeachment sem nenhuma fundamentação, que realmente envergonha a cidade de Caxias do Sul e certamente haverá maturidade e a responsabilidade da maioria dos vereadores para reestabelecer o respeito à população, à democracia e à ordem no município.”

Depoimento à Comissão Processante

“Toda Essa questão do impeachment está sendo tratada com um grupo de advogados que vai avaliar se devo ir ou não, entendendo que devo estarei indo e iria com maior prazer para mais uma vez tornar claro e transparente de que se trata apenas de um ato extremamente politiqueiro, tentando arranhar a cidade de Caxias do Sul.”

Diálogo com as entidades

“Em 2017 nós recebemos sim, todas as entidades. Tive no mínimo três diálogos com essa casa no ano passado, assim como diversas entidades. Apenas é que se implantou um modelo de administração para tornar o contato mais eficiente, as coisas mais resolutivas. E por isso a nova dinâmica de que o primeiro contato é sempre como especialista da área, para poder ver da viabilidade, do interesse e da legalidade. Feito isso, a gente, quando necessário, interage para dar as soluções necessárias.”

Implantação do programa UBS+ e terceirização do Postão 24 horas

“Não dá mais para admitir que as pessoas tenham que ir de madrugada pegar fila para ser atendido na UBS. Não dá mais para ficar vendo UBS com falta de médicos e falta de profissionais. Não dá mais para ter essa falta de aproximação da solução da saúde que passa pelo fortalecimento da atenção básica. Então esse estudo para implantação do programa UBS+ é a solução definitiva e completa para o fortalecimento da saúde em Caxias do Sul. E por isso da importância dos conselheiros nos deixarem implantar essa solução na saúde pública. Esse é o caminho da solução.”