Ao final da coletiva de imprensa convocada para esta quinta-feira (14) no Salão Nobre da prefeitura de Caxias do Sul, Daniel Guerra apresentou e assinou a criação do projeto de Lei que estabelece o fornecimento gratuito de uniforme e kit escolar para alunos matriculados nas escolas de ensino fundamental do município.
A argumentação do Poder Executivo é pela padronização e igualdade de oportunidades, possibilitando a identificação dos estudantes com o espaço escolar e o reconhecimento deles. Ainda, itens como segurança e economia permeiam a explanação de motivos de Daniel Guerra.
O fator socioeconômico também foi lembrado. Segundo a prefeitura, o uso do uniforme escolar pode diminuir as situações de diferenciação de status, que podem causar constrangimento, devido à desigualdade financeira.
O projeto ainda prevê o fornecimento de kit escolar para matriculados na Educação de Jovens e Adultos.
O que será disponibilizado?
Para os meninos:
Duas camisetas manga longa
Duas camisetas manga curta
Duas bermudas
Duas calças colegiais
Uma calça colegial térmica
Um casaco colegial
Uma jaqueta de inverno
Um par de tênis
Quatro pares de meia
Uma mochila
Para as meninas:
Duas camisetas manga longa
Duas camisetas manga curta
Duas saia-shorts
Duas calças leggings
Uma calçalegging térmica
Um casaco colegial
Uma jaqueta de inverno
Um par de tênis
Já o kit escolar, será completo para todas as fases da Educação Fundamental e EJA. Cada pai, mãe, ou responsável, receberá um termo de responsabilidade e recebimento do uniforme escolar, se comprometendo com o cuidado e conservação do mesmo.
Investimento
A prefeitura estima um investimento de R$ 20 milhões por ano com a iniciativa. O projeto de Lei será encaminhado à Câmara de Vereadores nos próximos dias. Se votado favorável, e em breve, a licitação poderá ser aberta ainda em 2019, possibilitando que, no ano que vem, os alunos já recebem os uniformes e o material escolar.