Segurança

Guarda Municipal intensifica fiscalização no Carnaval de rua em Caxias

Ação busca inibir presença de comerciantes ambulantes durante blocos de rua e barrar eventos não autorizados. Foto: Divulgação
Ação busca inibir presença de comerciantes ambulantes durante blocos de rua e barrar eventos não autorizados. Foto: Divulgação
Ação busca inibir presença de comerciantes ambulantes durante blocos de rua e barrar eventos não autorizados. Foto: Divulgação

Durante o feriadão de Carnaval os trabalhos do setor de Fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) irão se intensificar. Na última quarta-feira (27), os fiscais se reuniram com a Guarda Municipal (GM) da prefeitura e também com a Brigada Militar (BM) para ajustar os últimos detalhes das ações. A fiscalização acontecerá nos blocos da Ovelha e do Luizinho (no sábado, 02) e da Velha (no domingo, 03e na terça-feira, 05).

Na reunião ficaram definidos os horários de trabalho e também a forma de atuação. De acordo com o coordenador de Operações de Fiscalizações da SMU, Rodrigo Lazzarotto, o objetivo é inibir a presença do comércio ambulante em meio aos blocos de rua.

“Já tínhamos pré-definido alguns procedimentos, mas no encontro fechamos todos os detalhes. Vamos chegar nos blocos com antecedência, pra não permitir que os ambulantes estejam nas proximidades dos eventos. Essa é uma das maiores reclamações do pessoal que organiza, porque eles também vendem produtos e pagam taxas para liberação do espaço”, justificou Rodrigo.

Oito fiscais da SMU trabalharão na fiscalização com apoio da Guarda e da BM para fazer possíveis apreensões de mercadoria. “A BM e a Guarda estão com bastante efetivo e vão nos acompanhar nessas abordagens. Vamos primeiro abordar de forma educativa, dizendo que é proibido. Mas caso eles persistam, vamos fazer a apreensão da mercadoria e dos equipamentos que eles estiverem usando”, ressaltou.

Além da fiscalização nos blocos autorizados, a SMU também fará a verificação de denúncias sobre eventos de rua que estariam programados sem autorização prévia da prefeitura.
“Divulgamos bastante que era necessário autorização. A maioria dos blocos se inscreveu de forma correta e atendeu a todas as demandas. Então a gente vai tentar coibir ao máximo a existência de outros blocos que não estejam autorizados. Talvez a gente não consiga impedir a realização, mas vamos localizar o organizador, fazer a notificação e, posteriormente, multar”, garantiu o coordenador de fiscalização.

Carnaval
O trânsito sofrerá alterações durante o carnaval. Saiba mais aqui: https://bit.ly/2IJu9TN.
Diversos serviços municipais terão horário diferenciado. Confira: https://bit.ly/2BZ1unT.