A Guarda Municipal de Caxias do Sul (GM), pertencente à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), divulgou nesta sexta-feira (02/02), os dados das ações realizadas no ano de 2023, no município. A Guarda Municipal recebeu 21.615 ligações pelo 153 e realizou mais de 54 mil rondas e pontos base, cobrindo ainda mais de 6 mil rotas em entradas e saídas de escolas, por meio da Guarda Escolar que mediou 49 conflitos e atendeu 63 ocorrências locais. Também foram desenvolvidas mais de 130 ações como palestras, orientações e atividades nas escolas municipais.
Em 2023, foram realizadas 253 conduções a delegacias, 31 capturas de foragidos, três apreensões de arma de fogo, oito recuperações de veículos roubados e ou furtados, além de 514 operações integradas com Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Trânsito e Polícias Rodoviárias Federal e Estadual. A GM por meio da Patrulha Ambiental também orientou mais de 1 mil banhistas em áreas proibidas para a prática e atuou em mais de 22 mil ações. O Grupo Tático com Motos atuou em 94 operações em que a guarda foi chamada para mais de 2 mil atendimentos de disparos de alarmes.
Durante o ano, foram mais de 2.700 fiscalizações em áreas públicas e diversos apoios: 70 da Lei Maria da Penha, 825 ao Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU) e 84 apoios para oficiais de justiça e mais de 260 em Secretarias e órgãos do município.
Os 168 servidores realizaram, em 2023, mais de 11 mil horas de qualificação por meio da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento. O diretor da GM, Márcio Laguna, reforça a importância da corporação que é qualificada para prestar todo o tipo de atendimento para a população. “Estamos aptos e qualificados para atuar em todas as frentes. Nossos guardas têm todo treinamento correto para zelar pela comunidade”, comentou o diretor da GM, que ressalta ainda que o lema da instituição é “Guardar, Proteger e Servir”.
O secretário da Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, afirma que a Guarda Municipal está comprometida com o zelo da comunidade e está integrada aos demais órgãos de segurança para servir e proteger. “Nossas ações são pensadas no zelo ao cidadão e o bem da comunidade geral. Os números mostram que atuamos em todas as frentes e que nossas ações preventivas ajudam a reduzir o crime e o sentimento de insegurança em Caxias do Sul”, disse o secretário. Ele enfatizou ainda que, em 2023, com a inauguração do Centro Integrado de Operações (CIOp), a segurança pública do município deu um grande passo e avançará ainda mais no combate à criminalidade.
Números de 2023 da Guarda Municipal de Caxias do Sul:
Atendimentos pelo fone 153: 21.615
Rondas e Pontos Base: 54.458
Conduções a delegacias: 253
Capturas de foragidos: 31
Apreensões de arma de fogo: 03
Recuperações de veículos roubados/furtados:08
Operações integradas entre Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Trânsito e Polícias Rodoviárias Federal e Estadual: 514
Ações de fiscalização em áreas públicas: 2.787
Apoios da Lei Maria da Penha: 70
Apoios Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU): 825
Apoios para oficiais de justiça: 84
Ações da Patrulha Ambiental: 22.202
Rondas em entradas e saídas de escolas: 6.609
Orientações Banhistas (áreas proibidas para banho): 1.117
Atendimentos disparos de alarmes: 2.212
Ações Grupo Tático com Motos: 94
Ações Secretarias e Órgãos Municipais: 266
Centro de Ações Preventivas Caxias do Sul
Palestras e atividades: 130
Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento: 11.336 horas
Cursos: pilotagem de motos, N12, e drone, defesa pessoal, habilitação de armas longas, e recertificação de armas não letais, RT15, direção de veículos automáticos, técnicas operacionais, armamemto e tiro, condução de veículos de EME e passageiros, justiça restaurativa, aspectos jurídicos da atuação da GM, abordagem social LGBTQIA+, técnicas operacionais, nivelamento CAP, Ambiental e ROMU.