Cidades

Guaporé registra primeiro homicídio em 2024

Jacir Garcia Nunes, de 36 anos, foi atingido por disparos de espingarda calibre 12 e pistola 9mm no ombro e nas costas

Guaporé registra primeiro homicídio em 2024
Foto: Reprodução/Eduardo Cover Godinho/Rádio Aurora

Na madrugada desta segunda-feira, dia 19, foi registrado um homicídio no bairro Nossa Senhora da Paz, em Guaporé. Jacir Garcia Nunes, de 36 anos, foi vítima de múltiplos disparos de armas de fogo, possivelmente como resultado de uma disputa territorial entre facções pelo comércio de drogas. Este episódio marca o primeiro crime violento intencional contra a vida registrado na cidade em 2024.

O irmão de Jacir, de 46 anos, também foi atingido durante o ataque, porém, conseguiu sobreviver e está fora de perigo. O crime ocorreu por volta das 5h15min na rua Carlos Ceppi, em uma área densamente povoada. Os agressores, armados com uma espingarda calibre 12 e uma pistola calibre 9 mm, invadiram a residência, arrombando a porta, e abriram fogo indiscriminadamente. Enquanto um dos moradores, o irmão de Jacir, foi ferido no braço, conseguindo escapar, Jacir não teve a mesma sorte, sofrendo ferimentos fatais no tórax, costas e abdômen. Após o ataque, os criminosos fugiram em um carro não identificado em alta velocidade pelas ruas da comunidade.

As autoridades, incluindo policiais do 4º Pelotão da Brigada Militar (BM) e bombeiros do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (4º PelBM), foram acionadas e prestaram socorro às vítimas, que foram levadas para o Hospital Manoel Francisco Guerreiro. Apesar de estarem conscientes, Jacir sucumbiu aos ferimentos, enquanto seu irmão permanece internado.

Apesar das buscas realizadas pela polícia, os criminosos ainda não foram localizados. A área do crime foi isolada e está sob análise da Delegacia de Polícia Civil de Guaporé, que iniciou um inquérito para investigar este primeiro homicídio de 2024, com o objetivo de identificar os responsáveis e a motivação por trás do ataque.

Jacir já era conhecido pelas autoridades por envolvimento com tráfico e posse de drogas, além de ter registros por furto e lesão corporal. Seu irmão, por sua vez, possui antecedentes por roubo de veículo e dano.

Histórico

O ano de 2023 foi marcado por uma escalada de violência decorrente da guerra entre facções, causando preocupação generalizada na comunidade guaporense e região. Apenas em Guaporé, foram registrados 11 homicídios, sendo 10 deles ocorridos no primeiro semestre. Esse foi o ano com o maior número de casos desde que a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP/RS) começou a divulgar os dados de criminalidade. A resolução de mais de 85% desses casos foi possível graças ao trabalho conjunto da Brigada Militar e da Polícia Civil.

*Com informações de Rádio Aurora