Política

Grupos de manifestantes pró-governo realizam atos na Serra Gaúcha a favor do voto impresso e auditável

Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM
Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM

Manifestantes foram às ruas neste domingo (1º), em atos em defesa do voto impresso nas eleições de 2022. Os grupos pedem a aprovação da PEC do voto impresso auditável, uma proposta de emenda que está em discussão na Câmara dos Deputados.

Em Caxias do Sul, a manifestação estava agendada para as 15h em frente à Catedral e à praça Dante Alighieri, na Rua Sinimbu. Os manifestantes se reuniram no local com bandeiras, placas, faixas e carros de som tocando músicas a favor do governo. O grupo ocupou o espaço entre as ruas Marquês do Herval e Dr. Montaury.

Apoiadores de outros municípios da região, como Flores da Cunha, Nova Pádua, São Marcos e Campestre da Serra, se uniram aos manifestantes em Caxias do Sul durante a tarde. Em Farroupilha o grupo de manifestantes se reuniu no Largo Carlos Fetter, também as 15h.

TSE e partidos defendem urna eletrônica

Bolsonaro prometeu apresentar provas de que as eleições de 2018 foram fraudadas, mas na live da última quinta-feira (29) o presidente reconheceu não ter provas concretas, apenas indícios.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voltou a se manifestar neste domingo (1º), pelas redes sociais, para defender o atual sistema de apuração de votos. O TSE disse que os votos “já são impressos”, por meio do Boletim de Urna, que permite que “qualquer eleitor pode fazer a contagem de votos por conta própria”.

Onze partidos políticos se uniram para pedir à Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre explicações em relação às supostas fraudes apontadas por ele no sistema de voto eletrônico.

O documento, protocolado no sábado (31), é assinado por Solidariedade, MDB, PT, PDT, PSDB, PSOL, REDE, Cidadania, PV, PSTU e PCdoB.

Leia Mais

Atos ocorreram em Bento Gonçalves 

Imagens: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM