Um grupo responsável por crimes de abigeatos de ovinos em Bagé e região é alvo de uma operação da Polícia Civil nesta quinta-feira (9). Conforme o órgão de segurança pública, 12 mandados de busca e apreensão e um de prisão foram cumpridos. A ação é comandada pela Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab).
Informações dão conta de que o grupo criminoso era monitorado há pelo menos quatro meses. Eles capturavam ovelhas durante a madrugada. Na sequência, um comparsa passa com um veículo e levava os animais até um residência onde mortos e ficavam até terem suas carnes vendidas.
A estimativa é de que eles tenha roubado 180 animais, resultando em um prejuízo de R$100 mil aos produtores rurais da região. Durante as investigações, a Decrab prendeu em flagrante os três principais membros do grupo criminoso enquanto realizavam o furto de 15 ovelhas, que já estavam maneadas e, algumas delas, já dentro de um veículo.
Após as prisões, os investigados foram colocados em liberdade com uso de tornozeleiras eletrônicas, contudo, dois deles romperam a tornozeleira ou desobedeceram as medidas impostas, o que motivou a representação por prisões preventivas, uma vez que continuaram atuando no furto abigeato e tráfico de drogas. O Judiciário indeferiu as prisões e decretou medidas cautelares diversas.