Neste mês de outubro, o Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho completa 50 anos de atividades em Garibaldi. O grupo foi fundado em 31 de outubro de 1970 pelo visionário Clóvis Nunes, que acreditava na busca de um ideal para a juventude garibaldense.
A sede inicial do Grupo Escoteiro foi a própria casa do Sr. Clóvis Nunes, passando a seguir para o prédio Rex Populi, pelo Convento dos Freis Capuchinhos e definitivamente no subsolo da Mansão Mazzini, a convite da família.
A primeira tropa foi formada por meninos, que realizaram sua Promessa Escoteira, e estava assim constituída: Fernando Piffer, Cacio Mafazziolli, Gelson Luiz Dahmer, Bruno Paulo Puerari, Paulo Rogerio Deluchi, Roberto Zoppas, Gilson Luiz Brum e Luiz Henrique Contini. O primeiro chefe de tropa foi Sr. Clóvis e, como primeiro diretor, o Sr. Sabino Piffer. Após dois meses, foi eleito o primeiro Presidente – Sr. Mário Luiz Brum. Muitas personalidades fizeram história nas sucessivas gestões do grupo.
No ano de 1994, através de votação, foi aceito o ingresso de meninas no Grupo Escoteiro, que passou a integrar as jovens Nicele Bortolini, Sílvia Pedrassani, Iviane Salgado, Greice Siqueira, Elenice Koff, Cíntia Chesini, Kelly Lorenzi, Luana Sopelsa, Rebeca Trapp Cruz e Samira Montemaggiori.
Atualmente, o Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho conta com o apoio fundamental de uma equipe de adultos voluntários, que se dedicam à formação dos jovens garibaldenses: Vinícius Bertoncello, Renan Breda, Carla Baldasso, Daniel Faccin, Marta Carniel Salvagni, Lisiane T. Orlandi, Denise T. Magagnin, Ênio Francisco Foppa, Bruno Cisilotto, Alexandre Leal, Ricardo Pasqualotto, Gilberto Gilvan Couto Soares, Ronaldo Bavaresco, José Ribeiro e Ivan Brugalli.
Mantido pela APAGEA – Associação dos Pais e Amigos do Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho, é presidida pela Srª Marilaine Sebenello Soares e tem como Vice Srª Carola Zanchi Zorzi, Diretoria Administrativa Srª Flávia Bianchi, Diretoria Financeira Srª Denise T. Magagnin, diretor de comunicação e eventos Sr. Ivan Brugalli e Diretor Técnico Ênio Francisco Foppa, o Grupo desenvolve suas atividades no atendimento a crianças e jovens de 6,5 a 21 anos, com atividades aos sábados na parte da tarde (das 14h até as 17h).
O Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho, desde 1970, está aberto a todos os jovens, sem distinção de origem, raça, classe ou credo, de acordo com a finalidade, os princípios e o método idealizado por Baden-Powell, fundador do Movimento Escoteiro.
O movimento visa a educação não formal, que complementa o trabalho da família, da escola e da religiosidade, interessado em contribuir para que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento; objetiva-se mais a formação de atitudes do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas.
De acordo com o grupo, a filosofia é o desenvolvimento integral do ser humano e dos seres como um todo. a humanidade na plenitude de sua existência. Como um movimento educativo que busca a realização humana através da espiritualidade, fraternidade e liberdade, estimulando seus integrantes a viver de forma autêntica, dando testemunho de seu amor e sua fé na humanidade e em Deus.
Sempre alerta para melhor possível servir!
Fotos: Divulgação