Caxias do Sul

Grupo de jovens da Serra Gaúcha participam do maior acampamento escoteiro do mundo na Coreia do Sul

Os jovens possuem idades de 14 a 17 anos, e participam de uma experiência incrível, com atividades do movimento escoteiro

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Treze jovens da Serra Gaúcha, com idades entre 14 e 17 anos, participam do 25th World Scout Jamboree (25º Jamboree Escoteiro Mundial), realizado na cidade de SaeManGeum, na Coreia do Sul. De 01 a 12 de agosto, o grupo vivencia uma experiência única, do outro lado do mundo, no maior acampamento escoteiro, realizando atividades escoteiras e culturais, com outros jovens de diversos países.

O Jamboree Mundial é o maior acampamento do Movimento Escoteiro e acontece a cada quatro anos em um país diferente. Neste ano quase 50.000 inscritos de 172 países através de suas associações filiadas à Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

Conforme o chefe Melksedec de Brito, um dos responsáveis pelo grupo, a principal observação é a organização do evento, além de ter, em sua maioria, líderes jovens, com seus grupos. “A experiência no Jamboree é única, minha primeira experiência já foi como chefe e o que a gente vive aqui é impressionante, principalmente a organização que chama muito a atenção. São muitos líderes jovens, que atuam como voluntários, conhecidos como International Staff Teen. A condição da temperatura realmente é desafiadora, muito quente neste período aqui na Ásia, mas a forma como eles têm buscado superar cada dia é impressionante. As atividades culturais são muito boas. Os jovens que têm vivido além da experiência, da cultura, dentro das cidades coreanas são excelentes. A troca entre eles, de conhecimento, de comunicação, é muito grande, eles interagem bastante. Certamente isso ficará marcado na vida deles”.

A jovem Maria Luiza Pereira, escoteira do grupo Moacara 32/RS, é uma experiência diferente e única, apesar de todas as dificuldades enfrentadas com a diferença cultural e o calor, intenso nesta época do ano na Coreia. “Eu acho que é uma experiência única, que só se tem uma vez na vida como escoteiro, podendo estar aqui e fazendo as atividades. É uma experiência incrível, apesar de ter algumas dificuldades, como aqui na Coreia que é um calor absurdo, e tem as dificuldades culturais, não estamos acostumados com a comida e algumas outras coisas. É difícil se acostumar com um local que tu nunca foi, que não está acostumado com certas divergências que tem em cada lugar. Mas é uma experiência muito boa, estar com outras pessoas que tu nunca viu na vida, de outros países, conhecer novas culturas”.

Draw your dream

Draw your dream!” (Desenhe seu sonho!) é o tema deste acampamento. A mensagem instiga os jovens a construírem seus sonhos, semeando muita esperança, fraternidade, amizade e paz, para que juntos dos novos irmãos escoteiros que conhecerão durante o Jamboree, sejam contemplados por uma grande corrente de alegria e amor sem precedentes.

Os 13 jovens da Serra Gaúcha que participam da delegação brasileira no evento representam os Grupos Escoteiros Moacara 32/RS de Caxias do Sul, Tabajara 61/RS de São Marcos e Ipê 367/RS.

O grupo partiu no dia 24 de julho de Porto Alegre e seguiram para Dubai, onde realizaram um intercâmbio e visitaram os principais pontos turísticos. No dia 31 de julho seguiram para Seoul, capital da Coreia do Sul, e na sequência para a cidade de SaeManGeum, onde permanecem por doze dias no evento e retornam ao Brasil no dia 16 de agosto.

Será uma aventura repleta de experiências, aprendizagem e inúmeras amizades, para voltar com a mochila recheada de boas lembranças e muitas histórias contagiantes para contar.

Participam desta grande aventura os seguintes jovens:

Alinna A. Hothovolpho, Ana Carolina L. Ribeiro, Ana Carolina Velho, Antônia C. C da Silva, Augusto C. Manenti, Bruno D. Monteiro, Gregório L. M. Grezzana, Helen G. Sartor, Isadora G. Parisotto, João Henrique M. Evaldt, Marcelo A. Florian Filho, Maria Cristina S. Michelon, Maria Luiza de S. Pereira, Matheus P. de Brito e Melissa G. Ribas.

O grupo é acompanhado pelos adultos responsáveis, os chefes Melksedec R. M. de Brito e Virgínia Pezzi.