Últimas notícias

Grupo de apoio ajuda pessoas a superarem o luto, em Garibaldi

Encontros mensais acontecerão gratuitamente, na sede da Associação de Pequenas e Médias Empresas, de Garibaldi

Grupo de apoio ajuda pessoas a superarem o luto, em Garibaldi

Durante o processo de luto, seja pela morte de alguém querido ou por uma mudança brusca de rotina, contar com ajuda é fundamental, sobretudo se for de outras pessoas que estão passando por um problema semelhante. Pensando nisso, em 2023 o Grupo de Apoio ao Luto terá continuidade em Garibaldi, com mais edições – serão 10 neste ano.

Os encontros são gratuitos e acontecem uma vez por mês no auditório da Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme), entre março e novembro, sempre das 9h às 11h. A coordenação é da psicóloga Franciele Sassi, especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Situações de Luto e Perdas e que tem ampla experiência em ações desse tipo na região.

“A organização de grupos existe no sentido de promover trocas de experiências e suporte aos participantes. A dinâmica grupal facilita conhecimento e manejo de informações, expressões e elaboração de emoções decorrentes de uma situação específica, favorecendo encontros entre indivíduos que vivenciam conflitos semelhantes enquanto que as trocas permitem pensar em formas de ressignificaro luto para que seus membros vivam melhor”, comenta Franciele.

Ela explica ainda que os grupos de apoio podem ser considerados ferramentas de cuidado capazes de humanizar a assistência. “Isso porque servem de estímulo para que cada participante enfrente adversidades e mantenha seu funcionamento psicossocial, visando a construção de novos projetos e reinvestimentos na vida, de acordo com necessidades individuais”, finaliza.

Acompanhe a reportagem em vídeo: